Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
Trading
Equipe Universidade da Bolsa Atualizado em 11/02/2025
Trading são negociações na Bolsa de Valores de curtíssimo prazo, que consistem na compra e venda de ativos em minutos, algumas horas, dias ou semanas. O Trader, por sua vez, é o profissional que faz trading. Esse profissional utiliza plataformas avançadas como MetaTrader ou Profit de forma remota e online. Esses profissionais operam ações, índices e outros derivativos que tenham volatilidade e liquidez para comprarem e venderem a todo momento buscando lucros diariamente.
Para fazer essas operações, esses profissionais utilizam técnicas reconhecidas no mercado como a Análise Técnica e técnicas mais específicas como Price Action.
Normalmente, a modalidade que traders mais operam é o curtíssimo prazo, também chamado de Day Trade (em português, negócio no dia). Muitas vezes, um ativo é comprado e vendido por um trader em um intervalo de poucas horas e até minutos, quando essa operação ocorre dentro de um mesmo dia (sendo minutos ou horas), temos o que se chama de Day Trade. Um trader também pode preferir operar outros ativos em um intervalo maior, percebendo que tal operação pode demorar bastante para confirmar um movimento técnico que ele está observando, nesse caso temos o Swing Trade. Por exemplo, a grande maioria dos traders operam um índice no mesmo dia, observando o movimentos dos preços e comprando e vendendo dentro de um intervalo curto. Já para as ações, a maioria dos traders preferem o Swing Trade, em que ele entra comprado ou vendido em uma ação e aguarda o movimento pretendido, o que pode durar às vezes um tempo grandes como semanas ou meses.
O que vai determinar se o prazo deve ser menor ou maior são as tendências que o próprio mercado indica. Por exemplo, um trader pode ter comprado uma ação ao preço de 25 reais e acredita que ela pode chegar aos 35 reais dentro de um prazo. Nesse caso, ele fica posicionado na ação até o preço chegar no valor que ele estabeleceu. Nada impede que o movimento do preço não faça o que ele pretendia, é nessa situação que entra o planejamento do trader, podendo preferir abandonar a ação com perda e se posicionar em outro ativo. Os traders normalmente se posicionam em diversos ativos.
Existem também diferentes perfis de traders. Conheça melhor cada um deles a seguir:
-Trader Institucional:
O trader institucional é uma pessoa vinculada à financeiras, fundos, seguradoras ou empresas em geral. Dessa forma, deve agir de acordo com as estratégias das pessoas que está representando. Por exemplo, um gestor pode pedir para o trader vender no dia cerca 5 milhões de reais de um determinado ativo. Nesse caso, ele precisa escolher os melhores momentos para fazer essa venda, de preferência com lucros nas operações.
-Trader Executor (Broker):
Como o nome sugere, o broker apenas executa as ordens de compra e venda relativas às negociações dos traders. Isto é, não toma decisões de investimento. Tudo que é demandado ele precisa realizar a qualquer momento, sem nenhum tipo de análise.
-Sales Traders:
São pessoas que mediam as negociações, oferecendo estratégias e executando as ordens de acordo com o consentimento de seus clientes. Assim, um cliente pode ligar para esse trader e estabelecer uma estratégia para o trader, como vender quando o preço atingir uma determinada região.
-Trader Autônomo
O trader autônomo pode ser profissional ou não. Sua principal característica é realizar as transações com recursos pessoais, seguindo estratégias próprias. Ele não precisa seguir ninguém, ele toma as decisões baseando-se nas suas análises técnicas.
Além disso, existem também diferentes estilos operacionais de Traders. Esses estilos se referem aos prazos das operações, são eles:
-Day Trader:
O day trader é quem faz operações na Bolsa que começam e terminam no mesmo dia. As transações, nesse caso, acontecem em questão de minutos ou horas, seguindo estratégias baseadas em projeções de curtíssimo prazo para o mercado.
-Scalper Trader:
Um scalper trader busca oportunidades de curtíssimo prazo, sem se preocupar tanto com fundamentações. O que ele observa são as tendências apontadas pelos gráficos do mercado. Como essas oscilações são rápidas, o período de realização das transações é de segundos ou poucos minutos.
-Swing Trader:
Os swing traders operam investimentos com prazo, em geral, entre 1 dia a 2 semanas.
-Position Trader:
O foco do position trader, como o nome já indica, é a manutenção de uma posição por semanas, podendo chegar a anos em alguns casos. Isso porque nesse caso se trabalha com um conjunto de dados, informações e análises que podem não se concretizar de imediato. Um exemplo é esperar passar um momento de crise para vender posições. Isso pode durar até décadas dependendo do caso.
Assim, esses traders optam por manter os ativos até o momento certo, mesmo que leve um prazo maior para acontecer.
-High Frequency Trading:
Nas High Frequency Tradings (HFTs), ou em português negociação de alta frequência, ocorre o contrário do position trader. São operações imediatas, realizadas em segundos. Aqui, o que importa é movimentar um grande volume de ativos com foco nas menores variações do mercado. Normalmente utiliza-se robôs para realizar essas microoperações. Os robôs observam os movimentos dos preços e ativa o gatilho de entrar e sair da operação quando consegue atingir o objetivo de ganho ou a perda máximo, caso a operação não se concretize.
Caso tenha se interessado pelo assunto e queira encarar novos desafios ou aprender melhor como funciona a vida de um trader, recomendamos que acesse a nossa biblioteca virtual que contém todo o conteúdo necessário para você se desenvolver. Na biblioteca constam todos os principais livros utilizados pelos melhores traders do mundo.


