Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
Psicologia do Investidor
Equipe Universidade da Bolsa Atualizado em 11/02/2025
Muitos que estão começando na carreira de investimento pode achar que o aspecto mais importante para ser um bom investidor na bolsa de valores é dominar os aspectos técnicos. Infelizmente essa não é a realidade, tanto para investidores quando para traders (aqueles que operam no dia a dia do mercado financeiro).
Seja investidor ou trader profissional, deve saber que as estatísticas mostram uma dura realidade. O que elas revelam é o despreparo emocional da maioria dos investidores. O fato é que revezes fazem parte da vida do investidor. O sucesso, portanto, requer que a pessoa lide com as adversidades de maneira competente.
A psicologia é a área da ciência que trata da mente, dedicando-se ao estudo e à análise dos processos e do comportamento mental das pessoas. Dessa forma, a profissão tem muito a contribuir com o investidor e o trader, já que operar na Bolsa de Valores é um exercício mental. Muitos profissionais da psicologia já estão se especializando somente para lidar com investidores e traders. Nos Estados Unidos já é bastante comum esses profissionais que pelo menos uma vez por semana tratam desses profissionais do mercado financeiro.
Os profissionais da psicologia afirmam que estimular o cérebro e adquirir ferramentas mentais pode contribuir para operar com mais responsabilidade, ajustando as habilidades pessoais ao contexto do mercado financeiro e mantendo o foco nos resultados.
De forma geral, o profissional do mercado financeiro aprende a lidar com impulsos de maneira inteligente. É bastante comum profissionais traders estarem perdendo no mercado e em um ato de impulso ou fúria perder muito mais por descontrole emocional, tentando se vingar no mercado operando com mais contratos ou de maneira aleatória. O mesmo acontece com investidores que compram uma ação e na primeira queda vende todas as suas ações sem motivo, considerando apenas o fator de queda. Portanto, o trader que deseja se qualificar para realizar entradas e saídas certeiras precisa estar muito bem preparado emocionalmente, assim como o investidor precisa estar preparado para lidar com a queda da sua carteira de ações. Não são poucos os momentos de tensão quando se aplica dinheiro no mercado.
Assim, com consciência e cuidado, é possível garantir mais controle emocional, raciocínio lógico e equilíbrio na vida profissional. Vamos conhecer algumas ferramentas que são explicadas pelos psicólogos.
-Controle Emocional:
Essa é uma das principais abordagens dos psicólogos, aumentar o controle emocional da pessoa, melhorando a capacidade de lidar com as próprias emoções em momentos positivos e negativos.
Dessa forma, as ferramentas mentais ajudam o investidor a controlar os sentimentos e a desenvolver uma comunicação assertiva e eficaz, sabendo o indivíduo expressar o que sente da maneira mais adequada a cada situação.
-Estratégias com Raciocínio Lógico:
O raciocínio lógico é a capacidade de estruturar as ideias para que se consiga chegar a conclusões embasadas e resolver situações problemáticas rapidamente.
Essa característica essencial na vida do investidor, que aprende com a psicologia a operar com consciência. O resultado é a construção de ferramentas mentais para avaliar as oscilações do mercado financeiro e manter um fluxo organizado de pensamentos.
Quando se traçam as estratégias conforme o raciocínio e técnica pré identificados, não deixando o emodional atrapalhar, tem-se uma chance muito maior de sucesso.
-Melhorar a Qualidade de Vida:
Muitos não param para pensar como está a qualidade de vida naquele momento. A qualidade de vida é um aspecto essencial na vida de qualquer pessoa, ainda mais quem lida com pressões no dia a dia. O exercício físico e a boa alimentação, por exemplo, ajuda em todos os músculos do corpo, inclusive no cérebro e no poder de raciocínio. É comprovado que cuidar dessa parte da vida ajuda qualquer investidor a melhorar profissionalmente.
-Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional:
Uma das características cruciais para um investidor e um trader de sucesso é o equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Ou seja, o investidor deve separar as emoções associadas a cada área da sua vida, para não comprometer as operações e não transferir sentimentos adversos para a família e os amigos, por exemplo.
Essa é outra área importante em que o invetidor precisa olhar para dentro de si e avaliar como está o seu estado de espírito. Caso não esteja bem, o ideal às vezes é se afastar do mercado financeiro por um tempo até as coisas melhorarem.
Logo, a psicologia tem muito a contribuir para o investidor, fortalecendo a compreensão e a expressão sobre o sentimento e despertando uma análise crítica sobre a atuação da pessoa nas diferentes funções exercidas nessa profissão e em suas relações pessoais.
Os traders que lidam no dia a dia com as oscilações do mercado possuem ainda mais aspectos explorados pelos profissionais da psicologia como o medo que o mercado vá contra a posição e tenha que sempre encurtar demais os ganhos ou não entrar em operações para não perder, a ganância de querer mais e acabar entregando os lucros em operações aleatórias, a falta de regras em estabelecer o máximo de perdas para um dia ou para o mês, entre outros.
Aqueles que são traders podem se beneficiar dos livros que oferecemos aqui no portal. O livro que oferecemos conta com a expertice do principal psicólogo trader mundialmente conhecido. O livro está em forma de resenha, em que discutimos os principais pontos e trazemos muitas ideias do nosso mercado nacional.


