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Empresas Exportadoras para o Mercado Americano
Equipe Universidade da Bolsa Atualizado em 10/07/2025
Os Estados Unidos são o segundo principal destino destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China. O mercado americano também é um dos principais mercados para bens manufaturados brasileiros de maior valor agregado, como aeronaves, auto-peças e máquinas.
Segue abaixo os produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos:
1. Café
2. Carne
3. Suco de laranja
4. Petróleo
5. Aeronaves
6. Semimanufaturados de ferro ou aço
7. Materiais de construção e engenharia
8. Madeira
9. Máquinas e motores
10. Eletrônicos
Segue abaixo a lista dos produtos que os EUA mais compraram do Brasil em 2025:
1. Oléo bruto de petróleo: US$ 2,37 bilhões
2. Semimanufaturados de ferro ou aço: US$ 1,49 bilhão
3. Café não torrado: US$ 1,16 bilhão
4. Carne bovina: US$ 737,8 milhões
5. Ferro fundido bruto não ligado: US$ 683,6 milhões
6. Celulose: US$ 668,6 milhões
7. Óleos combustível e preparações de petróleo: US$ 610,2 milhões
O Brasil é o maior exportador mundial de café, sendo que 16,7% do total vai para os Estados Unidos, resultando em quase US$ 2 bilhões. A carne brasileira tem como segundo maior mercado os Estados Unidos, respondendo por 16,7% do volume exportado, totalizando 532.653 toneladas e gerando US$ 1,637 bilhão em receita. O suco de laranja tem como os Estados Unidos o seu principal parceiro comercial, respondendo por 41,7% das exportações brasileiras, gerando US$ 1,31 bilhão em receita, segundo a CitrusBR. A exportação de petróleo somou US$ 5,8 bilhões em 2024, o equivalente a 13% do total exportado da commodity, segundo a consultoria StoneX. Já entre os derivados, os EUA foram o segundo principal destino, com 37% de participação. As exportações de aeronaves renderam US$ 2,4 bilhões ao Brasil, representando cerca de 63% do total exportado nesse segmento, sendo a Embraer um grande fornecedor para o mercado americano. As exportações de produtos semifaturados de ferro ou aço para os EUA somaram US$ 2,8 bilhões, representando 70% das vendas totais. Os materiais de construção e engenharia representaram US$ 2,2 bilhões em exportação, o que representa 58% do total exportado no segmento. Os produtos de madeira representaram US$ 1,6 bilhão, um total de 40% das exportações totais, sendo a Suzano, líder no setor de celulose, com cerca de 15% de sua receita vinda dos EUA. A indústria brasileira de motores, máquinas e geradores exportou US$ 1,3 bilhão para os Estados Unidos, o que representa mais de 60% do total de exportações. Por fim, o setor de eletrônicos exportou cerca de US$ 2 bilhões.
Entre as empresas da Bolsa de Valores temos a Embraer (EMBR3) como a empresa com maior exposição aos EUA. Outras companhias com menor exposição são Suzano (SUZB3), WEG (WEGE3), CBA (CBAV3gat), Alparas (ALPA4), Minerva (BEEF3), Jalles Machado (JALL3), Tupy (TUPY3), entre outras.
Segue abaixo uma lista com as empresas e suas estimativas de receita provenientes de exportações para os Estados Unidos:
| Companhia | Setor | Estimativa da Receita com Exportações (em %) |
| Embraer | Bens de Capital | 23,8% |
| Suzano | Papel & Celulose | 16,6% |
| Tupy | Bens de Capital | 13,9% |
| Jalles Machado | Agro | 11,0% |
| Frasle Mobility | Bens de Capital | 10,8% |
| WEG | Bens de Capital | 9,1% |
| Minerva | Alimentos & Bebidas | 8% – 15% |
| Randoncorp | Bens de Capital | 6,4% |
| Cosan | Óleo, Gás e Petroquímicos | 6,0% |
| Iochpe-Maxion | Bens de Capital | 5,4% |
| Alpargatas | Varejo | 4,0% |
| CSN | Mineração & Siderurgia | 4,0% |
| Petrobras | Óleo, Gás e Petroquímicos | 4,0% |
| Unipar | Óleo, Gás e Petroquímicos | 4,0% |
| CBA | Mineração & Siderurgia | 3,2% |
| Azzas 2154 | Varejo | 3,0% |
| Vale | Mineração & Siderurgia | 2,8% |
| Usiminas | Mineração & Siderurgia | 2,2% |
| Klabin | Papel & Celulose | 1,8% |
| Braskem | Óleo, Gás e Petroquímicos | menos que 1% |
Os Estados Unidos já não é mais o principal parceiro comercial do Brasil, mas ainda possui importante relevância na receita de muitas empresas listadas na Bolsa de Valores. Também se vê como uma estratégia importante das empresas a diversificação geográfica, não ficando dependente apenas de um país ou região. Isso contribuiu bastante para mitigar os riscos das empresas quando se configuram graves crises econômicas em um determinado país ou quando ocorrem decisões políticas unilaterais, como as tarifas no governo Donald Trump, que taxou as exportações em direção aos Estados Unidos, o que afetou a receita das empresas.


