Entendendo as Commodities

Equipe Universidade da Bolsa Atualizado em 27/02/2025

Commodity trata-se de um produto bruto, com muita pouca ou nenhuma industrialização, elaborados em larga escala e que funcionam como matéria-prima. O termo em inglês commodity significa mercadoria em português, já o termo commodities é mais utilizado para quaisquer tipos de mercadoria, porém foi o termo utilizado no Brasil para se referir a esses produtos brutos. Ela não se diferenciam de local para local e nem de produtor para produtor ou de marca para marca. Geralmente são produzidas em larga escala e podem ser estocadas sem que se perca qualidade.  Seus preços são determinados pela lei de oferta e demanda, sendo assim negociadas em Bolsa de Valores, que define a cotação atual do produto. Entre os exemplos de commodities temos o petróleo, trigo, milho, açúcar, café, minério de ferro, metais, entre outros.

Os preços das commodities podem ser definidos por uma série de combinação de fatores, incluindo a oferta e demanda, condições climáticas, políticas governamentais, alteração do câmbio, eventos geopolíticos, entre outros. A oferta da commodity é responsabilidade dos produtores, que pode ser maior ou menor dependendo da produção global como um todo, a safra e também interrupções na cadeia de suprimentos. Por outro lado, a demanda pode ser afetada por fatores econômicos, crescimento da população, mudanças nos padrões de consumo e pelo desenvolvimento industrial.
Um exemplo de problema recente foram as enchentes do Rio Grande do Sul, que é o maior produtor de arroz do Brasil. Naquele momento, temia-se um problema sério com a colheita do arroz, e com isso um aumento considerável do seu preço devido a pouca oferta do produto. Outro exemplo foi a guerra entre Rússia e Ucrânia, temia-se por um aumento considerável no preço do petróleo com as possíveis sanções contra a Rússia. Como a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, a falta de oferta do produto poderia elevar o preço da commoditie.

Uma frase bastante conhecida é o "boom das commodities". Esse fenômeno se refere a um período de forte crescimento nos preços e demanda de commodities. Ele pode ser impulsionado por diversos fatores, como o crescimento econômico global, especialmente nos países emergentes, o aumento da urbanização e industrialização, e a especulação nos mercados financeiros. É preciso ressaltar que após esse período de crescimento, pode ser seguido por uma queda abrupta nos preços, conhecido então como o "colapso das commodities". Um exemplo de "boom das commodities" foi durante o período que o Brasil começou a exportar soja para a China. A abertura do mercado de soja para a China provocou uma demanda enorme da commoditie.

Existem algumas commodities que são consideradas as principais. São elas:

1) Agrícolas:
As commodities agrícolas são aquelas cultivadas ou produzidas pela agricultura em larga escala, e geralmente são utilizadas como matéria-prima na indústria de alimentos, rações para animais, biocombustíveis, entre outros.
Entre elas temos os grãos - trigo, arroz, milho e soja -, o café, açúcar, laranja, carne bovina, leite, entre outros. Esses produtos além de ser produzir em quantidade muito grandes, também são comercializados de forma global.

2) Ambientais:
As commodities ambientais são produtos ou serviços que têm valor econômico e são relacionados aos recursos naturais e à preservação do meio ambiente. Um exemplo de commodity ambiental são créditos de carbono, certificados de energia renovável, água, biodiversidade, entre outros.
Essas commodities são negociadas no mercado financeiro, sendo assim tanto empresas quanto investidores podem comprar e vender esses ativos ambientais de forma a mitigar impactos ambientais, cumprir regulamentações e promover a sustentabilidade.
Essas commodities são comercializadas como uma forma de incentivar a conservação e o uso responsável de recursos naturais.

3) Minerais e Energéticas:
As commodities minerais e energéticas são aqueles produtos extraídos da terra, normalmente muito utilizados na indústria. Entre eles podemos citar o ouro, cobre, ferro, alumínio, cartão, petróleo, gás natural, entre outros.
Essas commodities são negociadas nos mercados financeiros e são essenciais para produção de bens e serviços nos mais diversos setores como construção, eletrônicos, energia, automotivo, entre outros.

4) Alimentícias e Pecuárias:
As commodities alimentícias e pecuárias são aqueles produtos derivados da criação e exploração de animais. Entre eles podemos citar o gado, suínos, aves, ovelhas, entre outros animais criados para consumo.
Todas essas commodities também possuem sua cotação definida em Bolsa de Valores.

5) Florestais:
As commodities florestais são aquelas derivadas de florestas. Entre elas podemos citar a madeira, celulose, entre outros. Seus preços também são negociados em Bolsas de Valores e a principal demanda é provida pela construção, indústria de móveis e papel.

6) Soft:
As commodities soft são aqueles produtos agrícolas não processados como o café, o cacau, o açúcar, o algodão, o suco de laranja e o arroz. Seus preços também são negociados na Bolsa de Valores.
Segue abaixo um gráfico de exemplo da cotação do petróleo:

Cotação do Petróleo na Bolsa de Valores
Figura 1 - Cotação do Petróleo na Bolsa de Valores

Podemos notar que no dia o petróleo está cota aos $75 dólares, mostrando uma queda de 0,16% em relação ao dia anterior.

No Brasil, as principais commodities e que influenciam diretamente o nosso mercado, são as seguintes:
- Soja: Utilizada principalmente na produção de alimentos para animais e óleos vegetais. O Brasil tornou-se um dos maiores exportadores de soja do mundo, sendo a China seu principal parceiro comercial.
- Café: Produto que o Brasil também se destaca como um dos maiores exportadores do mundo, sendo um dos principais produtos do Brasil é conhecido pela sua variedade e qualidade.
- Açúcar: Outra commoditie que o Brasil se destaca entre os maiores exportadores do mundo. Além de produzir o açúcar branco, o Brasil também se destaca com uma indústria significativa de açúcar orgânico.
- Milho: É considerada uma commodity importante, pois é muito utilizada para alimentação humana e animal. O Brasil mais uma vez se destaca entre os maiores exportadores do mundo.
- Carne Bovina: O Brasil possui as maiores empresas de frigoríficos do mundo, a JBS. A pecuária é uma indústria importante para o país, sendo que o Brasil se destaca pelas extensas área de pastagem e rebanho.
- Minério de ferro: Dispondo de grandes reservas de minério de ferro, esta também é uma commoditie que o país se destaca como um dos maiores exportadores do mundo. O minério de ferro é muito importante para o desenvolvimento industrial, sendo amplamente utilizado na produção de aço.
- Petróleo: Outra commoditie que o Brasil possui reservas significativas, sendo um dos principais exportadores da América Latina.

Além destas, o Brasil possui também diversas outras commodities que produzimos e exportamos, são elas o algodão, laranja e diversas frutas, tabaco, minerais, entre outros.

O gráfico abaixo ilustra bem como o preço das ações andam juntas com o preço das commodities:

Cotação da VALE e do Minério de Ferro.
Figura 2 - Cotação da VALE e do Minério de Ferro.

Neste gráfico podemos verificar como o preço da VALE (linha preta) anda juntamente com os preços do Minério de Ferro (gráfico de barras). Quanto mais caro o valor da commodity, certamente mais lucro a VALE vai obter na sua venda.

Veja que mesmo o Brasil sendo um grande exportador, nós não temos como definir o preço destes produtos. Todos eles são definidos por Bolsas de Valores internacionais, que analisam a safra mundial, o clima, entre outros fatores.

Agora que já sabemos o que são commodities e como elas influenciam nos preços das empresas brasileiras, vamos conhecer quais empresas listadas na Bolsa de Valores estão disponíveis para o investidor.

1) Petróleo, gás e combustíveis
Existem diversas empresas listadas na nossa Bolsa de Valores brasileira do setor petrolífero. Vale ressaltar que as empresas de petróleo podem fazer a exploração de de forma onshore (em terra, longe da costa) ou offshore (feitos a partir da costa, em águas rasas e profundas).
Todas as empresas têm sua cotação definida pelo Petróleo do Tipo Brent, que é definido em Bolsa de Valores e tem sua cotação ajustada diariamente.
Segue abaixo as empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira:

Empresa Código Descrição
Brava Energia (antiga 3R Petroleum) RRRP3 Empresa do setor de óleo e gás focada principalmente no redesenvolvimento de campos maduros em produção em terra e águas rasas.
Cosan CSAN3 Constituída por um conjunto de empresas produtoras de energia, gás, lubrificantes, açúcar, etanol e operação logística.
Enauta ENAT3 Empresa operadora independente de petróleo e gás natural em águas profundas que atua ao longo da costa do Brasil.
Petrobras PETR3 e PETR4 Maior produtora de petróleo e gás do Brasil e entre as maiores do mundo. Líder no desenvolvimento de bacias offshore.
PetroRio PRIO3 É maior empresa independente de produção de petróleo e gás do Brasil. Foca principalmente no investimento e na recuperação de ativos em produção.
PetroRecôncavo RECV3 Empresa independente de petróleo e gás, especializada em bacias terrestres (onshore).

2) Mineradoras, Metalúrgicas e Siderúrgicas
O minério de ferro está entre os principais produtos de exportação da nossa economia e, assim, temos diversas empresas nesse segmento. Porém, outras empresas se beneficiam desse minério de ferro para gerar produtos derivados do ferro e do aço, além de outros metais que também são explorados.
Segue abaixo as empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira:

Empresa Código Descrição
Companhia Brasileira de Alumínio CBAV3 Empresa especializada na extração de minério de alumínio e bauxita.
Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) CSNA3 Multinacional brasileira especializada em siderurgia, mas também atua em outras áreas como mineração, cimento, logística e energia. A empresa atua em toda cadeia produtiva do aço, desde a extração do minério de ferro até a fabricação final.
CSN Mineração CMIN3 Empresa de mineração da CSN aberta em Bolsa. Já é a segunda maior empresa de minério de ferro do Brasil, perdendo o posto apenas para a Vale.
Ferbasa FESA3 e FESA4 Empresa sediada na Bahia, possui 95% das reservas de cromita do Brasil. É a maior fabricante de ferroligas (matéria-prima do ferrocromo) do Brasil e única produtora integrada de ferrocromo das Américas.
Gerdau GGBR3 e GGBR4 Empresa originada no Rio Grande do Sul é a maior empresa nacional de produção de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos das Américas, além de ser uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Também produz aços planos e minério de ferro.
Metalúrgica Gerdau GOAU3 e GOAU4 É apenas uma holding que controla a Gerdau. Ela detém 97,3% das ações ordinárias da Gerdau (GGBR3), o que permite o controle da empresa. Assim, se o investidor aplica seu dinheiro na holding, também aplica na Gerdau. No entanto, ao aplicar na Gerdau (GGBR3 ou GGBR4) eles está aplicando diretamente na empresa, mas nota-se que a quantidade de ações em circulação é muito pequena (menos de 3%).
Paranapanema PMAM3 Empresa especializada no segmento de cobre, sendo a maior produtora integrada de cobre refinado, vergalhões, entre outros produtos desse metal. A empresa fabrica cerca de 94% do cobre produzido no Brasil.
Vale VALE3 Uma das maiores mineradoras do mundo e a segunda maior empresa do Brasil em valor de mercado. Está presente em 30 países e é a maior produtora de minério de ferro, pelotas e níquel.
Usiminas USIM5 Empresa que atua em diversos segmento da cadeia produtiva do aço.

3) Papel e celulose
Existem diversos produtos derivados da produção de celulose, como papéis, papelão e embalagens.
Segue abaixo as empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira:

Empresa Código Descrição
Celulose Irani RANI3 Destaca-se entre as principais produtoras de papel para embalagens e embalagem de papelão ondulado.
Klabin KLBN11 Entre as maiores empresas da América de produção e exportação de papéis para embalagens, sendo a líder no Brasil atualmente.
Suzano SUZB3 Uma das maiores produtoras de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Possui mais de 90 anos de atuação e tem como principal especialidade a exportação de celulose.

4) Proteína animal
Como um dos principais e maiores produtores de carne do mundo, o Brasil tem diversas empresas que se destacam neste segmento.

Empresa Código Descrição
BRF BRFS3 Uma das gigantes do Brasil com mais de 85 anos e 100 mil funcionários. A empresa possui marcas globais como Sadia e Qualy e atua em 130 países.
Marfrig MRFG3 Uma das maiores empresas de proteína animal do mundo exporta para mais de 100 países.
Minerva Foods BEEF3 Atua na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, além de exportação o gado e processar carne bovina, suína e de aves.
JBS JBSS3 Maior produtora de proteína do mundo, além de ser a segunda maior empresa global de alimentos. Possui mais de 400 unidades pelo mundo e diversas marcas.

5) Agrícolas e outras
Por fim, temos empresas ligadas às commodities agrícolas, seja produzindo produtos de forma direta ou através da comercialização de mercadorias relacionadas.
Segue abaixo as empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira:

Empresa Código Descrição
Boa Safra Sementes SOJA3 Líder nacional na produção de sementes de soja. Através da sua tecnologia, a semente gerada pela empresa consegue adicionar mais produtividade para os produtores. Atende atualmente a 70% dos Estados produtores de soja.
Camil CAML3 Empresa que comercializa grãos, como arroz, feijão, açúcar e pescados enlatados. Porém, atua também na industrialização de alguns produtos.
São Martinho SMTO3 Entre as maiores produtoras de açúcar e etanol do Brasil, sendo que a sua colheita é 100% mecanizada, possuindo também 4 usinas próprias.
SLC Agrícola SLCE3 Grupo gigante que produz soja, milho e algodão. Também possui plantio de pastagem e criação de gado. Além disso, produz a própria semente com tecnologia própria através da SLC Sementes.
Três Tentos Agro TTEN3 Empresa especializada na produção de sementes de milho, trigo e soja. Também possui centros de beneficiamento de semesntes e uma unidade misturadora de fertilizantes.