Análise: ALLIED TECNOLOGIA

Equipe Universidade da Bolsa Atualizado em 22/01/2025

A Allied Tecnologia S.A. é uma empresa brasileira do ramo de telecomunicações, mais especificamente atuando no comércio de eletrônicos de consumo e tecnologia. O ticker da empresa na Bolsa de Valores é o ALLD3.
A empresa atua através dos seus três canais de vendas, são eles: varejo físico, varejo digital e distribuição. Ela comercializa uma vasta gama de produtos por meio da representação de grandes marcas como Apple, HP, Samsung, Motorola, LG, Microsoft e muitas outras grandes marcas. Além de vender produtos, a Allied também oferece serviços complementares como seguros de celular, planos de operadores, troca de aparelhos e serviços financeiros. A empresa conta com operações no varejo físico e digital e também na distribuição dos principais players de bens eletrônicos de consumo diretamente de fabricantes para as lojas de varejo (físico e ditigal). Assim, a empresa pode fazer a distribuição direta de equipamentos para uma Magazine Luiza por exemplo.

Em constante crescimento a Allied possuía mais 1,1 mil colaboradores e 4 centros de distribuição localizados de forma estratégica nos Estados de São Paulo (Jundiaí), Espírito Santo (Serra), Minas Gerais (Serra) e também no exterior na Flórida (Miami).

A história da Allied começou em 2002 quando a família Radomysler iniciou as atividades de importação e distribuição de celulares e acessórios no Brasil, e acabou se tornando a maior distribuidora de produtos eletrônicos do país.
Porém, este mercado de distribuição costuma trazer margens muito pequenas, além de ser muito competitivo e possuir muitos riscos envolvidos. Assim, a companhia iniciou sua trajetória como varejista atuando nos canais físico e digital, possibilitando uma melhora nas suas margens através das suas lojas próprias.
No ano de 2011 a empresa começa a fazer investimentos buscando uma expansão e assim adquiriu a One Equity Partners. Com isso, a Allied expandiu seu portfólio de produtos e serviços, incluindo a gestão das lojas online de operadoras de telefonia (vendendo aparelhos diretamente para as companhias telefônicas e fazendo toda gestão de estoque), abertura de lojas de varejo da marca Samsung em Shopping Center do Rio de Janeiro e São Paulo, e também fazendo a distribuição de outros produtos como Notebooks, Console de Videogames e Câmeras Digitais.
Mais à frente em 2015, a Allied cria a MobCom, uma plataforma que tem como objetivo oferecer e comparar diversos produtos e serviços de todas as operadoras de telefonia. No mesmo ano também adquire a Wooza, uma plataforma de prestação de serviços de habilitação de plano de dados, voz e recarga.
Três anos mais tarde, em 2018, o controle da Allied é adquirido pela Advent International Corporation, o que impulsionou mais ainda o varejo físico e digital da companhia. Após isso, a empresa expande ainda mais suas operações, adquirindo mais 8 lojas Samsung e cria a Soudi Pagamentos, sendo uma plataforma digital que oferece produtos e serviços financeiros.
Em 2020, a Allied passa a distribuir mais produtos como a linha branca (lava-roupas, fogões, refrigeradores) além de itens para "casa inteligente" como assistentes digitais, tomadas inteligentes, lâmpadas inteligente, entre outros.
Já em 2021 ocorreu o IPO (Oferta Pública Inicial) com a empresa sendo listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores captando cerca de R$200 milhões. Logo em seguida foi criada a marca Trocafy, que é voltada para a venda de smartphones recondicionados, que logo depois também fez parte do marketplace do Mercado Livre.
A internacionalização da empresa ocorreu em 2023 quando a Allied iniciou sua operação em Miami visando a distribuição de eletrônicos em 16 países da Ameérica Latina. Neste mesmo ano a empresa também iniciou outras frentes como o programa Acer as a Service, ficando a empresa resposnável pela gestão comercial do programa de locação de equipamentos e serviços customizados voltados para o mercado B2B nacional e, além disso, iniciou uma parceria com a HP em que a Allied é a responsável por operar a loja oficial da fabricante no marketplace do Mercado Livre e a loja online oficial.

Dessa forma, abaixo apresentamos uma imagem que ilustra as principais áreas e empresas que a Allied atua:

Áreas de Negócio
Figura 1 - Áreas de Negócio

Conforme a imagem acima, a Allied possui atuação no segmento de Distribuição, que é onde possui a menor margem. A empresa é reconhecida como um comprador bastante relevante das grandes fabricantes e conta com a parceria de grandes varejistas, que é onde ela distribui os produtos. A Allied comercializa mais de 5,3 milhões de produtos - entre eles mobile, computadores, videogames, entre outros - para cerca de 3,5 mil clientes. Já no segmento de Varejo Físico a Allied atua com as suas lojas e quiosques da marca Samsung e Trocafy, sendo mis de 500 mil produtos comercializados nos seus pontos de venda próprios localizados em 5 estados. Por fim, o Varejo Digital da companhia inclui seus canais de venda nas plataformas de e-commerce, seja através da marca MobCom ou com as suas parcerias estratégicas como o programa iPhone Pra Sempre e também a venda de produtos da Apple no programa Shopping Nu ou ainda pela marca Trocafy. As vendas digitais somam mais de 400 mil produtos vendidos por ano.

A Allied consegue se beneficiar das sinergias entre a operação de Varejo e Distribuição, escalando e criando condições de negócio favoráveis com fornecedores e estoques. Através das suas informações dos diversos canais que possui, ela consegue realocar seus estoques para uma maior rentabilidade.

Agora que conhecemos um pouco sobre a Allied, podemos verificar como está a sua estrutura acionária:

Estrutura Acionária
Figura 2 - Estrutura Acionária

A Brasil Investimentos detém 64,8% da Allied, sendo quase 30% em livre circulação para todos os demais acionistas.

Entrando nos dados financeiros do Terceiro Trimestre da companhia, temos um resultado em geral considerado fraco, principalmente pelo desempenho ruim do canal de Distribuição, em especial na área internacional. No entanto, o desempenho dos canais Varejo Físico e Digital compensaram esse desempenho da Dsitribuição.
A empresa justifica que isso se deve em boa parte devido às famílias estarem consumindo menos, visto que o cenário econômico ainda existe cuidados, como uma taxa de juros e inflação mais altas. Até por isso a empresa buscou novas parceria e negócios como as vendas de iPhone no Shopping do NuBank, em que a Allied é a responsável pela compra e venda dos produtos para os clientes do banco. Além disso, criou também o Vivo Renova, utilizado para troca e aquisição de smartphones, no qual a Trocafy é a plataforma responsável por captar smartphones usados em 21 estados brasileiros.
A receita líquida acumulada neste ano atingiu 1,4 bilhão com o fechamento do trimestre, uma queda de 7,7% referente ao ano passado, principalmente pelo canal de Distribuição que caiu 13%, sendo que na parte internacional a queda foi brusca em 23,4%. No entanto, como dito anteriormente, o Varejo cresceu 22%, tanto o Físico 18% e o Digital 24,8%, o que compensou a queda da Distribuição.
As margens do Varejo também estão mais atraentes atingindo 10,8% de margem bruta

A imagem abaixo mostra a comparação entre os diferentes trimestres na receita líquida (esquerda) e também o acumulado deste ano e do ano passado:

Receita Líquida
Figura 3 - Receita Líquida

Detalhando mais os resultados de cada segmentos, a Distribuição teve uma receita líquida consolidada de R$ 1.093,3 milhões sendo que R$ 696,7 milhões do Brasil e R$ 396,6 da Distribuição internacional. A distribuição internacional sofreu devido ao forte aumento da competição entre os fabricantes, segundo relata a Allied. Por isso também a margem está caindo, pois a empresa precisa baixar mais os preços para entrar na competição.
No trimestre foram vendidos 1,3 milhão de produtos, queda de 19% devido a menores vendas de celulares e acessórios, o que foi compensado pelo aumento nas vendas de itens de segurança e acessórios de videogames. A Allied atendeu em média 3,5 mil clientes entre varejistas e empresas no seu canal de Distriibuição, sendo que 20 deles são os mais representativos e correspondem a 63% da receita líquida deste canal.
Abaixo a imagem ilustra o mix de produtos mais vendidos:

Mix de Produtos mais Vendidos
Figura 4 - Mix de Produtos mais Vendidos

No segmento do Varejo Físico a receita líquida do trimestre atingiu R$126,8 milhões, representando um aumento de 18,2%, muito impactado pelas vendas agregadas como acessórios, seguros e os chamados wearables (produtos tecnológicos usados no dia a dia, similares a roupas). Outro destaque foram os ponto de vendas que aumentos a receita média, muito em função do fechamento de pontos de vendas menos rentáveis que saíram do portfólio.
Se analisarmos o volume de vendas, houve uma diminuição, porém aumentou a venda de produção de alto valor agregado, como smartphones, wearable, tablets e notebooks.

Já o Varejo Digital apresentou uma receita líquida de R$ 184,8 milhões, ou seja, um aumento de 24,8%, muito compensado pelas vendas de smartphones, notebooks, impressoras, tablets e acessórios de computador, compensando a retração de televisores e videogames.
No Varejo Digital ocorreu um incremento de vendas da nova linha de produtos de serviços de software, como Microsoft e o McFee.
O volume das vendas cresceu em 31%, mas o ticket médio recuou, diferente do Varejo Físico que houve um aumento no ticket médio. Isso porque tivemos uma maior participação de novas linhas de produtos de menor valor agregado na composição da receita líquida.

Abaixo verificamos como ficou o consolidado do Varejo Físico e do Varejo Digital:

Resultado Consolidado do Segmento de Varejo
Figura 5 - Resultado Consolidado do Segmento de Varejo

As despesas somaram R$ 118,2 o que equivale a uma alta de 1,9% e representa 8,4% da receita líquida. Isso se deve muito em função das despesas com vendas que creceram 2,8%. Também houve algumas despesas não recorrentes em R$22 milhões.

O EBITDA ajustado no trimestre ficou em R$ 46,7 milhões com uma margem de 3,3%. O resultado financeiro foi uma despesa de R$ 25,9 milhões impactado pelo menor caixa operacional. No acumulado do ano, atingiu despesas de R$ 66,6 milhões, o que representa uma redução de 29,2% frente aos 9 meses acumulados de 2023.

O lucro ajustado ficou em R$ 3,5 milhões, queda de 82,5% a/a, com margem líquida de 0,3%.

Abaixo os dados financeiros da Allied:

Dados Financeiros
Figura 6 - Dados Financeiros

Encerrando a parte financeira da empresa, ela terminou o trimestre com uma dívida líquida de R$ 240,3 milhões, mantendo uma dívida líquida/Ebitda em 1,1x o que é bastante confortável.

Por fim, a empresa anunciou o pagamento de juros sobre capital próprio no valor de R$ 122 milhões, equivalentes a R$ 1,30 por ação aos seus acionistas.

O resultado foi fraco, principalmente pelo segmento de Distribuição, mas houve uma boa evolução nas estratégias de crescimento tanto no Varejo Físico quanto no Digital. Destaque para os pontos de venda da Samsung, a nova parceria com NuBank para venda de smartphones da Apple e o programa Vivo Renova. Vale ressaltar que a receita líquida do Tocafy em 9 meses cresceu 121%.
Vale acompanhar os próximos resultados da empresa que mostra coisas positivas, mas outras negativas como a grande baixa de volume no canal de Distribuição internacional.

Analisando de forma fundamentalista a empresa podemos chegar em um preço razoável de R$7,40. Atualmente a empresa negocia a R$6,20. Isso é projeção com a empresa melhorando um pouco o crescimento de vendas (por volta de 6%) e com uma margem EBITDA um pouco melhor, em 4%, e também uma margem líquida por volta de 2,1%.

Segue abaixo o gráfico da ALLD3:

Análise Técnica
Figura 7 - Análise Técnica

Podemos verificar que após o IPO em 2021 que ação subiu até os R$24,00 ela vem em uma queda bastante severa, muito devido às condições macroeconomicas. No entanto, o gráfico mostra que seguidamente o mercado testa os preços na linha de baixo do retângulo, que está por volta dos R$6,88. Inclusive, o preço tocou três vezes mais recentemente nessa linha. O ideal é uma compra por volta dos R$6,00 que é um pouco abaixo da linha, onde o mercado está transitando. Uma ruptura dessa linha pode sinalizar um teste próximo aos R$11,00 que é a linha de cima do retângulo, porém faz bastante tempo que os preços não entram nessa faixa de preço.
Apesar dos preços estarem numa alta mais recente desde o início de Janeiro de 2024, nada impede dos preços visitarem novamente o Suporte (última linha do gráfico) por volta dos R$3,22.


Análise Fundamentalista e Técnica - Confira Outras Empresas