Análise: GRUPO GRAZZIOTIN

Equipe Universidade da Bolsa Atualizado em 16/01/2025

A Grazziotin possui suas lojas principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A empresa é composta pelas redes Franco Giorgi, Lojas Grazziotin, Pormenos, Tottal Casa & Lazer e GZT. Além disso, o Grupo Grazziotin também atua em outros negócios como o controle de Shopping, outra parte da companhia focada na área financeira através da Grazziotion Financeira e Grazzito Serviços Financeiros (Seguros, Crédito e Consorcios), além de possuir a Floresta Piratini e uma participação de 50% na Joint Venture (JV) Grato Agropecuária.

Como dito anteriormente, a Grazziotin possui cinco redes de varejo, conforme destacamos cada uma delas abaixo:
Franco Giorgi: Especializada em moda masculina de marca própria atua principalmente nas classes B e C. Foi fundada em 1989 e possui 21 lojas espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde 2018 está também no ramo de e-commerce.
Lojas Grazziotin: Focada em moda feminina, masculina e infantil, além de calçados e roupas de cama, mesa e banho. Fundada em 1950 hoje possui 38 lojas localizadas nos três estados do Sul.
Pormenos: Fundada em 1985 possui 179 pontos de venda, focada em produtos de moda feminina, masculina, infantil, bebê, calçados, moda íntima, cama, mesa, banho e decoração com preços mais baixos e condições de pagamento mais facilitadas.
Tottal Casa & Lazer: Fundada em 1984 possui 29 lojas nos três estados do Sul, oferecendo itens de utilidade para o lar como cama, mesa, banho, bazar, decoração, camping e eletroportáteis.
GZT: Fundada recentemente em 2019 com a proposta de reunir todas as marcas do Grupo Grazziotin em uma mesma loja. É a rede que mais cresce no Grupo com atuais 88 lojas nos três estados do Sul.

O Grupo também possui outros negócios, conforme estudamos mais abaixo:
Grazziotin Financeira: É a instituição financeira do Grupo, criada em 2004 ela oferece financiamento facilitado para os seus clientes por meio de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) nas compras que são adquiridas na rede de lojas ou de crédito pessoal.
Centro Shopping: É o shopping da empresa que está localizado em Porto Alegre e possui 7.500 metros quadrados de área construída. O próprio Grupo Grazziotin administra o shopping.
Floresta Grazziotin: Com uma área de 1.645 hectares no município de Piratini no Rio Grande do Sul, desde 1980 o Grupo atua com o objetivo de explorar florestas de Pinnus Ellioti e Eucaliptos. Nesta área é feita o plantio, pode e corte de madeiras para então ser vendido no mercado interno ou no mercado externo para exportação.
Grato Agropecuária: Trata-se de uma parceria (JV) com a Todeschini em que cada empresa detém 50% de participação. As terras estão localizadas em São Desidério e Correntina, na região do extremo oeste da Bahia, onde são feitos o plantio de soja, milho e algodão. A área total é de 19.000 hectares.
Grazzito Serviços Financeiros: Este negócio contém programas de seguros presta-mistas, empréstimos pessoal e consórcios pertencentes ao Grupo.

A história da empresa começou longe do Brasil, foi em Veneza na Itália ainda no século XVIII. Com a vinda de comerciantes para o Brasil em 1879 em busca de novos mercados, eles se estabeleceram no interior do Rio Grade do Sul, em Caxias do Sul, no ano de 1922.

Em uma dessas famílias, Valentin Grazziotin, que era casado com Raquel Bordin Grazziotin, trabalhava com comércio e na agricultura, onde o excedente do consumo era comercializado junto com outros produtos comprados na região e revendido em outras cidades. Os filhos do casal também foram incentivados a seguir pelo mesmo caminho. Assim, os 4 irmãos inauguraram a primeira loja de atacado do Grupo em 1950, em Caxias do Sul.

Com a ideia de expandir mais os negócios, a companhia também entrou no ramo de importação de arame farpado, soda cáustica, armarinhos, armas e munição. Já no ramo de exportação entrou com a venda de cereais e lá de ovelha. O Grupo também tornou-se um forte fornecedor de grãos para grandes centros do país, principalmente São Paulo e Rio Grande do Sul.

Uma década depois o Grupo começou a passar por grande expansão e entrou na comercialização de uma grande quantidade de diferentes produtos como máquinas, televisores, fogões, geladeiras, etc. Esses produtos também passaram a ser vendidos no crediário em até 36 vezes, sendo a primeira loja da região a ter um sistema automatizado de venda.

Em 1970 a Grazziotin já era totalmente focada no varejo e em 1979 já completava 100 anos, ano em que foi inaugurado seu Centro Administrativo, abrigando toda administração em um mesmo lugar, dando mais agilidade aos negócios. Neste mesmo período a empresa também entrou na Bolsa de Valores, passando a ter ações sendo negociadas no livre mercado.

Na década de 1980,começa o processo de modernização da Grazziotin, passando a atuar também no mercado de moda. Assim, os negócios foram separados, sendo o nome Grazziotin utilizado para comércio de moda e bazar. Já a parte voltada para materiais de construção foi criada a marca Tottal. Em 1985 também surge a rede Por Menos, especializada em uma linha mais popular de moda e bazar. Um ano depois, em 1989, surge a Franco Giogi para produtos de moda masculina e a empresa também entra no setor agropecuário, fundando assim a Grato em sociedade com a Todeschini.

A empresa também tem outras frentes internamente, como o Sistema de APR (Administração Por Resultado), que tem como característica premiar seus funcionários com parcela do lucro da empresa, também iniciou em 1995 a automação das lojas com a instalação de terminais, leitoras de códigos de barras, scanners e impressoras.

O Grupo Grazziotin segue em constante crescimento ao longo dos anos, diversificando seus negócios. O controle da empresa segue predominantemente familiar. A empresa é negociada sobre o ticker CGRA3 e CGRA4 com 42% de free float (livre negociação), o restante é dos controladores. Abaixo podemos ver a composição acionária do Grupo:

Controle Acionário do Grupo Grazziotin
Figura 1 - Controle Acionário do Grupo Grazziotin

Analisando os resultados financeiros da empresa, verificamos que no terceiro trimestre de 2024 (mais recente balanço da empresa) o Grupo Grazziotin apresentou um excelente resultado com crescimento de receita e redução nas perdas com crédito. Além disso, a eficiência nas margens e nas vendas melhorou o caixa e reduziu estoques.

Segue abaixo o balanço financeiro da empresa:

Balanço Financeiro do Grupo Grazziotin 3T2024
Figura 2 - Balanço Financeiro do Grupo Grazziotin 3T2024

As lojas tiveram aumento de vendas e crescimento da receita bruta atingindo R$225,7 milhões. Analisando a participação nas vendas, a Por Menos representou a maior parte com 42,9% conforme ilustrado abaixo:

Participação nas Vendas por Loja
Figura 3 - Participação nas Vendas por Loja

Também ocorreu algumas inaugurações de lojas no terceiro trimestre e alguns fechamentos conforme abaixo:

Número de Lojas
Figura 4 - Número de Lojas

As novas lojas inauguradas após o 3T23 representaram 1,84% das vendas do 3T24.

O crescimento de vendas também ocorreu em todos os negócios do Grupo Grazziotin:

Crescimento de Vendas por Negócio
Figura 5 - Crescimento de Vendas por Negócio

Considerando a composição por modalidade de venda, as vendas a prazo sem acréscimo representaram 59,33%, a prazo com acréscimo 1,5%, à vista 13,9% e cartões 25,3%.
Com receita líquida de vendas de R$ 161,35 milhões (+15,8% a/a) e lucro bruto de R$ 79,3 milhões (+15,2% a/a), a margem bruta atingiu 49,15% (-0,25 p.p.), ficando praticamente estável. Abaixo mostramos o crescimento de receito e lucro bruto trimestre após trimestre:

Receita Líquida e Lucro Bruto
Figura 6 - Receita Líquida e Lucro Bruto

A inadimplência continuou controlada, com destaque para o Crediário mostrando um recuo de inadimplência para 3,4%. Já os índices de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e Crédito Pessoal demonstram uma estabilização.
Vale ressaltar que a forte redução de 31,45% nas perdas com crediário se deve ao resultado da estratégia da companhia de retomar a prática de menor prazo para as prestações, levando à melhora significativa do prazo médio de recebimentos.

Já as outras operações do Grupos como o Centro Shopping segue fortemente impacto pelos recentes eventos climáticos do Rio Grande do Sul, a Financeira apresentou aumento de 19,6% a/a no lucro líquido e a Grato Agropecuária, impactada principalmente pelo fenômeno El Niño, reduzindo a produtividade das culturas, além dos preços das commodities agrícolas permanecerem pressionados .

Faturamento dos Outros Negócios
Figura 7 - Faturamento dos Outros Negócios

Verificando o EBITDA consolidado ele foi de R$ 30,1 milhões (+47,8% a/a), com margem de 17,7% (+4 p.p.), crescimento reflexo da eficiência nas margens e nas vendas, aliado à racionalização das despesas, com destaque para a forte redução nas perdas de valor recuperável do contas a receber. Quanto ao resultado financeiro, ficou positivo em R$ 10,9 milhões. O lucro líquido foi de R$ 24,1 milhões com margem líquida de 14,9%. Quanto aos investimentos, a empresa investiu R$ 21,2 milhões, principalmente em equipamentos e instalações comerciais e administrativas. Assim, ao final do trimestre a empresa terminou com R$ 174,97 milhões em caixa, o que representa 25,2% a mais que o mesmo trimestre do ano passado.

Faturamento Consolidado
Figura 8 - Faturamento Consolidado

Neste trimestre a empresa anunciou um novo programa de recompra de ações, correspondente a 1,02 milhão de ações, ou 10% do total de ações em circulação no mercado, com prazo até 27/06/2025. Isso significa que a empresa acredita que esteja barata. Além disso, também foi anunciado o pagamento de juros sobre capital próprio no valor total de R$ 29 milhões, o que corresponde a valor líquido por ação de R$ 1,183. Data de referência será a posição acionária em 18 de dezembro de 2024 com data de pagamento ainda não foi definida.

Podemos concluir que a Grazziotin é uma empresa que nasceu e cresceu no Sul do país e vem apresentando números crescentes ao longo dos anos, mas não é muito falada no mercado. Diferente de outras empresas do seu segmento, ela não faz investimentos muito volumosos para acelerar sua expansão. A empresa segue inaugurando lojas e se modernizando, além de apresentar evolução nos outros negócios como o segmento Financeiro e Agronegócio, que compensou as perdas no segmento de Florestas e Shopping, que foram impactados pelos eventos climáticos no Rio Grande do Sul.
Assim, apesar do cenário econômico mais desafiador no país, a empresa segue apresentando resultados resilientes, com boa geração de caixa, praticamente sem dívidas e boa pagadora de proventos. O crescimento da receita nos últimos cinco anos foi de 11,8% a.a. e o DY atual é de 9,8%. Apesar de um possível quatro trimestre de bons resultados, o ano de 2025 ainda é desafiador e exige cautela, muito em função das taxas de juros mais elevadas, o que pode pressionar as famílias e também pode tornar o crédito ainda mais caro.

Analisando de forma fundamentalista a empresa, podemos verificar que o indicador P/L está em 6,1x (que é próximo da sua média), o P/VP em 0,58% que indica estar abaixo do valor patrimonial. Se considerarmos uma melhora nos segmentos que foram mais impactados poderíamos chegar a um P/VP mais realista de 0,8x o que daria um preço justo de R$35,80.
No entanto, se projetarmos a sua receita em 2025 para R$760 milhões e a margem líquida se mantendo em 14% (dando um lucro líquido de R$107 milhões, o preço justo poderia chegar aos R$32,10.
Portanto, a empresa neste momento mostra que está com um bom desconto. A recomendação é de uma compra até R$35,70 e se o investidor quiser uma margem de segurança seria até os R$31,40.

Agora podemos analisar tecnicamente o gráfico da Grazziotin conforme abaixo:

Gráfico de Preços no Longo Prazo da Grazziotin
Figura 9 - Gráfico de Preços no Longo Prazo da Grazziotin

Gráfico de Preços no Longo Prazo da Grazziotin com marcação de Suporte
Figura 10 - Gráfico de Preços no Longo Prazo da Grazziotin com marcação de Suporte

O primeiro gráfico mostra que a empresa cresce de forma consistência a variação do seu preço, atingindo um pico em meados de Outubro de 2021. No segundo gráfico mostramos um suporte que os preços visitam de forma constante ao longo tempo, sendo uma excelente região de compra próximo aos R$21,00.
Evidente que na cotação atual, próxima aos R$28,00, o investidor pode precisar de mais tempo para aguardar os preços voltarem ao Suporte. Inclusive o preço pode não voltar mais, e por isso se o investidor optar por comprar nos patamares atuais, é interessante seguir a margem de segurança discutida anteriormente na análise fundamentalista.


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