VULC3

Nome da Empresa Vulcabras
CNPJ 50.926.955/0001-42
Ano de entrada na bolsa 1977
Quantidade de funcionários 14.429
Ano de fundação 1952

Descrição da Empresa

Atuando há 70 anos no setor calçadista brasileiro, a Vulcabras se consolidou como a maior indústria do setor de calçados esportivos do Brasil. A empresa é gestora de marcas líderes em seus respectivos segmentos, como a Olympikus - primeira colocada em venda de tênis -, Under Armour - está entre as maiores marcas de vestuário, calçados e acessórios esportivos do mundo -, e a Mizuno - a marca de performance que acredita no valor do esporte.

A fundação foi em 1952 através da Companhia Industrial Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A., em São Paulo, onde se fabricava sapatos de couro com sola de borracha vulcanizada, e que teve como um de seus primeiros ícones o Vulcabras 752, cujo nome era referência ao mês e ano de fundação da Companhia. Já em 1973 a Vulcabras iniciou com a produção de marcas esportivas no Brasil e desde então a empresa se especializou em entregar tecnologia nos seus calçados para uma maior democratização da performance esportiva.

A empresa projeta e desenvolve 600 novos modelos por ano no maior centro de tecnologia e desenvolvimento de calçados esportivos da América Latina, instalado em Parobé – RS. A parte de confecção dos produtos são produzidos nas suas modernas fábricas localizadas na região Nordeste, em Horizonte/CE e Itapetinga/BA. A Vulcabras ainda possui um centro administrativo em Judiaí - SP e um Centro de Distribuição Logístico destinado ao canal de e-commerce localizado em Extrema (MG). Os calçados produzidos são encontrados em lojas de todo o Brasil, com uma equipe comercial que atende mais de 10 mil clientes no território nacional e em países da América do Sul, além do e-commerce e lojas próprias da marca.

Segue abaixo um histórico da Vulcabras até os dias mais atuais:

  • A empresa ingressa no segmento de marcas esportivas internacionais, tornando-se nos anos seguintes licenciada para produção e comercialização exclusiva no Brasil de diversas marcas reconhecidas internacionalmente tais como: Adidas, Puma, Le Coq Sportif, Lotto Reebok e outras. Este foi o inicio da produção de tênis de alta performance.

    Ano 1973

  • A Calçados Azaleia, que então fabricava os calçados femininos, ingressa no segmento de calçados esportivos com o lançamento da marca Olympikus.

    Ano 1975

  • Ocorre a abertura de capital da empresa, a Vulcabras S.A, que impulsiona a companhia para um novo ciclo de crescimento.

    Ano 1977

  • Após a abertura de capital, empresa faz a aquisição de diversas empresas do mercado calçadista, principalmente localizadas em Franca - SP, que se descava como um importante polo calçadista de fabricantes de calçados de couro.

    Anos 80

  • Os anos 90 são marcados por uma competição forte com produtos importados e, assim, a Vulcabras migra suas operações industriais para a região nordeste do Brasil, que passou a conceder programas de incentivos fiscais estaduais em conjunto com o Governo Federal, com incentivos de imposto de renda, para implantação de novas indústrias de calçados e confecções. Além dos incentivos fiscais, fatores como mão de obra menos onerosa e financiamentos regionais para instalações e para exportações também contribuíram para a tomada de decisão.

    Anos 90

  • A empresa começa seu processo de internacionalização através da compra da "VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A." na Argentina.

    Ano 2003

  • A emppresa inicia a produção e confecção de linhas esportivas, complementando a linha de calçados e diversificando a produção da companhia.

    Ano 2004

  • O ano de 2007 foi fundamental para a companhia que adquire a Calçados Azaléia S/A, detentora das marcas Olympikus, Azaléia, Dijean e Opanka. Nasce assim, aos 55 anos, a Vulcabras|azaleia S.A, a maior indústria de calçados esportivos da América Latina. No mesmo ano a empresa fez a aquisição da Indular Manufacturas S.A. que permitiu a Vulcabras|azaleia produzir diretamente na Argentina, tornando-se um dos maiores fabricantes de calçados esportivos daquele país.

    Ano 2007

  • A Vulcabras e a Adidas International constituem Joint Venture com o objetivo de desenvolver, produzir e distribuir os produtos da marca no Brasil e na Argentina.

    Ano 2008

  • A partir de 2009, a empresa passa a patrocinar diversos clubes de futebol, além das seleções brasileiras de vôlei masculino e feminino, que patrocina já desde 1997.

    Ano 2009

  • A Vulcabras S.A. passa a se chamar Vulcabras Azaleia S.A. e consolida sua liderança no mercado de calçados esportivos e sua vocação para o crescimento diante das oportunidades do setor nos próximos anos. No maior estudo realizado no país sobre o setor, a Azaleia se destacou entre as consumidoras como a marca mais conhecida, preferida e a principal marca de calçados femininos brasileira.

    Ano 2010

  • Entre 2011 e 2014, a empresa fez diversos projetos de reestruturação, visando redução dos custos, maior eficiência da mão-de-obra, manutenção do posicionamento dos produtos no mercado brasileiro e no exterior, no sistema de distribuição e cadeia de suprimento e logística, além do reposicionamento dos gestores para o cumprimento das estratégias.

    Como resultado do processo de reestruturação a Companhia criou as seguintes Divisões:
    -Divisão de Calçados Femininos, com as marcas Azaleia, Dijean e Opanka;
    -Divisão de Calçados e Confecções Esportivos, com as marcas Olympikus e OLK;
    -Divisão de Operações no mercado Externo.

    Ano 2011 até 2014

  • Este ano marcou o fim da reestruturação fabril com a consolidação da produção nacional em três plantas produtivas. Em dezembro de 2015 a companhia vendeu a Vulcabras Azaleia Argentina S.A. que era responsável pela comercialização e distribuição varejista de calçados e confecções das marcas no mercado argentino.

    Ano 2015

  • No ano de 2016, após o processo de reestruturação, surgiu uma nova Vulcabras Azaleia com:
    -Três unidades industriais localizadas na Bahia, Ceará e Sergipe;
    -Um dos maiores Centro de Tecnologia e Desenvolvimento de Calçados da América Latina, com mais de 1.000 modelos desenvolvidos por ano, localizado em Parobé no Rio Grande do Sul;
    -Um centro administrativo em São Paulo, e;
    -Duas unidades de distribuição no Peru e na Colômbia;

    Ano 2016

  • a Vulcabras realizou um novo IPO, resultando em um aumento expressivo de liquidez das ações, e levou a empresa para o Novo Mercado, segmento que reúne as empresas com maior nível de governança corporativa da B3.

    Ano 2017

  • A Vulcabras firmou contratos de distribuição e licenciamento exclusivo da marca Under Armour no Brasil por 10 anos. Esses contratos também incluem fabricação e comercialização de calçados, confecções e acessórios.

    Ano 2018

  • A Companhia avançou com o projeto de modernização de suas plantas fabris. No biênio de 18/19 os investimentos adicionais em modernização ultrapassaram a marca de R$ 100 milhões. Neste ano a Companhia também trouxe para gestão própria os sites de comércio eletrônico de suas marcas, Olympikus.com.br, Azaleia.com.br, Underarmour.com.

    Ano 2019

  • A empresa fez uma importante decisão por ser uma potência no segmento esportivo. O grupo Vulcabras decide por focar suas operações exclusivamente na gestão de marcas de esporte, licenciado assim a marca feminina Azaleia para o Grupo Grendene.

    Ano 2020

  • A Vulcabras Azaleia S.A. passa a se chamar Vulcabras S.A. e passa a operar e produzir a marca Mizuno no Brasil. O grupo passa a ter uma nova identidade visual, e incorpora em suas comunicações a assinatura "Vivemos para o esporte", endossando assim não apenas sua história como também sua experiência e foco no segmento esportivo.

    Ano 2021

  • Por fim, a Vulcabras cria o Olympikus Corre Grafeno, o primeiro tênis de corrida do mundo com placa de grafeno. Também neste ano a Companhia passou a usar energia eólica na produção de 100% de seus calçados.

    Ano 2022

Segue abaixo as marcas da Vulcabras:

Marcas da Vulcabras
Figura 1 - Marcas da Vulcabras

A estrutura acionária da companhia é bem concentrada na família Bartelle, os mesmos controladores da Grendene, possuindo cerca de 60% das ações. Assim, o atual free float da VULC3 representa apenas 34,2% do capital social.

Segue abaixo a estrutura atual da empresa:

Estrutura Acionária.
Figura 2 - Estrutura Acionária.

A Vulcabras é uma grande empresa da Bolsa de Valores brasileira com um volume faturado que atingiu 9,15 milhões de pares vendidos no último trimestre de 2024, além de uma receita líquida de R$ 905,7 milhões. Tão importante quanto conhecer uma empresa como a Vulcabras é saber quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como de Gordon, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:

Análise Fundamentalista e Técnica - VULCABRAS