Atuando há 70 anos no setor calçadista brasileiro, a Vulcabras se consolidou como a maior indústria do setor de calçados esportivos do Brasil. A empresa é gestora de marcas líderes em seus respectivos segmentos, como a Olympikus - primeira colocada em venda de tênis -, Under Armour - está entre as maiores marcas de vestuário, calçados e acessórios esportivos do mundo -, e a Mizuno - a marca de performance que acredita no valor do esporte.
A fundação foi em 1952 através da Companhia Industrial Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A., em São Paulo, onde se fabricava sapatos de couro com sola de borracha vulcanizada, e que teve como um de seus primeiros ícones o Vulcabras 752, cujo nome era referência ao mês e ano de fundação da Companhia. Já em 1973 a Vulcabras iniciou com a produção de marcas esportivas no Brasil e desde então a empresa se especializou em entregar tecnologia nos seus calçados para uma maior democratização da performance esportiva.
A empresa projeta e desenvolve 600 novos modelos por ano no maior centro de tecnologia e desenvolvimento de calçados esportivos da América Latina, instalado em Parobé – RS. A parte de confecção dos produtos são produzidos nas suas modernas fábricas localizadas na região Nordeste, em Horizonte/CE e Itapetinga/BA. A Vulcabras ainda possui um centro administrativo em Judiaí - SP e um Centro de Distribuição Logístico destinado ao canal de e-commerce localizado em Extrema (MG). Os calçados produzidos são encontrados em lojas de todo o Brasil, com uma equipe comercial que atende mais de 10 mil clientes no território nacional e em países da América do Sul, além do e-commerce e lojas próprias da marca.
Segue abaixo um histórico da Vulcabras até os dias mais atuais:
A empresa ingressa no segmento de marcas esportivas internacionais, tornando-se nos anos seguintes licenciada para produção e comercialização exclusiva no Brasil de diversas marcas reconhecidas internacionalmente tais como: Adidas, Puma, Le Coq Sportif, Lotto Reebok e outras. Este foi o inicio da produção de tênis de alta performance.
Ano 1973
A Calçados Azaleia, que então fabricava os calçados femininos, ingressa no segmento de calçados esportivos com o lançamento da marca Olympikus.
Ano 1975
Ocorre a abertura de capital da empresa, a Vulcabras S.A, que impulsiona a companhia para um novo ciclo de crescimento.
Ano 1977
Após a abertura de capital, empresa faz a aquisição de diversas empresas do mercado calçadista, principalmente localizadas em Franca - SP, que se descava como um importante polo calçadista de fabricantes de calçados de couro.
Anos 80
Os anos 90 são marcados por uma competição forte com produtos importados e, assim, a Vulcabras migra suas operações industriais para a região nordeste do Brasil, que passou a conceder programas de incentivos fiscais estaduais em conjunto com o Governo Federal, com incentivos de imposto de renda, para implantação de novas indústrias de calçados e confecções. Além dos incentivos fiscais, fatores como mão de obra menos onerosa e financiamentos regionais para instalações e para exportações também contribuíram para a tomada de decisão.
Anos 90
A empresa começa seu processo de internacionalização através da compra da "VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A." na Argentina.
Ano 2003
A emppresa inicia a produção e confecção de linhas esportivas, complementando a linha de calçados e diversificando a produção da companhia.
Ano 2004
O ano de 2007 foi fundamental para a companhia que adquire a Calçados Azaléia S/A, detentora das marcas Olympikus, Azaléia, Dijean e Opanka. Nasce assim, aos 55 anos, a Vulcabras|azaleia S.A, a maior indústria de calçados esportivos da América Latina. No mesmo ano a empresa fez a aquisição da Indular Manufacturas S.A. que permitiu a Vulcabras|azaleia produzir diretamente na Argentina, tornando-se um dos maiores fabricantes de calçados esportivos daquele país.
Ano 2007
A Vulcabras e a Adidas International constituem Joint Venture com o objetivo de desenvolver, produzir e distribuir os produtos da marca no Brasil e na Argentina.
Ano 2008
A partir de 2009, a empresa passa a patrocinar diversos clubes de futebol, além das seleções brasileiras de vôlei masculino e feminino, que patrocina já desde 1997.
Ano 2009
A Vulcabras S.A. passa a se chamar Vulcabras Azaleia S.A. e consolida sua liderança no mercado de calçados esportivos e sua vocação para o crescimento diante das oportunidades do setor nos próximos anos. No maior estudo realizado no país sobre o setor, a Azaleia se destacou entre as consumidoras como a marca mais conhecida, preferida e a principal marca de calçados femininos brasileira.
Ano 2010
Entre 2011 e 2014, a empresa fez diversos projetos de reestruturação, visando redução dos custos, maior eficiência da mão-de-obra, manutenção do posicionamento dos produtos no mercado brasileiro e no exterior, no sistema de distribuição e cadeia de suprimento e logística, além do reposicionamento dos gestores para o cumprimento das estratégias.
Como resultado do processo de reestruturação a Companhia criou as seguintes Divisões:
-Divisão de Calçados Femininos, com as marcas Azaleia, Dijean e Opanka;
-Divisão de Calçados e Confecções Esportivos, com as marcas Olympikus e OLK;
-Divisão de Operações no mercado Externo.
Ano 2011 até 2014
Este ano marcou o fim da reestruturação fabril com a consolidação da produção nacional em três plantas produtivas. Em dezembro de 2015 a companhia vendeu a Vulcabras Azaleia Argentina S.A. que era responsável pela comercialização e distribuição varejista de calçados e confecções das marcas no mercado argentino.
Ano 2015
No ano de 2016, após o processo de reestruturação, surgiu uma nova Vulcabras Azaleia com:
-Três unidades industriais localizadas na Bahia, Ceará e Sergipe;
-Um dos maiores Centro de Tecnologia e Desenvolvimento de Calçados da América Latina, com mais de 1.000 modelos desenvolvidos por ano, localizado em Parobé no Rio Grande do Sul;
-Um centro administrativo em São Paulo, e;
-Duas unidades de distribuição no Peru e na Colômbia;
Ano 2016
a Vulcabras realizou um novo IPO, resultando em um aumento expressivo de liquidez das ações, e levou a empresa para o Novo Mercado, segmento que reúne as empresas com maior nível de governança corporativa da B3.
Ano 2017
A Vulcabras firmou contratos de distribuição e licenciamento exclusivo da marca Under Armour no Brasil por 10 anos. Esses contratos também incluem fabricação e comercialização de calçados, confecções e acessórios.
Ano 2018
A Companhia avançou com o projeto de modernização de suas plantas fabris. No biênio de 18/19 os investimentos adicionais em modernização ultrapassaram a marca de R$ 100 milhões. Neste ano a Companhia também trouxe para gestão própria os sites de comércio eletrônico de suas marcas, Olympikus.com.br, Azaleia.com.br, Underarmour.com.
Ano 2019
A empresa fez uma importante decisão por ser uma potência no segmento esportivo. O grupo Vulcabras decide por focar suas operações exclusivamente na gestão de marcas de esporte, licenciado assim a marca feminina Azaleia para o Grupo Grendene.
Ano 2020
A Vulcabras Azaleia S.A. passa a se chamar Vulcabras S.A. e passa a operar e produzir a marca Mizuno no Brasil. O grupo passa a ter uma nova identidade visual, e incorpora em suas comunicações a assinatura "Vivemos para o esporte", endossando assim não apenas sua história como também sua experiência e foco no segmento esportivo.
Ano 2021
Por fim, a Vulcabras cria o Olympikus Corre Grafeno, o primeiro tênis de corrida do mundo com placa de grafeno. Também neste ano a Companhia passou a usar energia eólica na produção de 100% de seus calçados.
Ano 2022
Segue abaixo as marcas da Vulcabras:
Figura 1 - Marcas da Vulcabras
A estrutura acionária da companhia é bem concentrada na família Bartelle, os mesmos controladores da Grendene, possuindo cerca de 60% das ações. Assim, o atual free float da VULC3 representa apenas 34,2% do capital social.
Segue abaixo a estrutura atual da empresa:
Figura 2 - Estrutura Acionária.
A Vulcabras é uma grande empresa da Bolsa de Valores brasileira com um volume faturado que atingiu 9,15 milhões de pares vendidos no último trimestre de 2024, além de uma receita líquida de R$ 905,7 milhões. Tão importante quanto conhecer uma empresa como a Vulcabras é saber quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como de Gordon, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:
Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
Décio Bazin conta neste livro diversas histórias da Bolsa e como ele conseguiu vencer no mercado acionário.
Aprenda neste livro a estratégia do maior investidor do mundo na atualidade.