Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
Criação da Refinaria de Exploração de Petróleo União, considerada o embrião da Unipar.
| Nome da Empresa | Unipar Carbocloro |
| CNPJ | 33.958.695/0001-78 |
| Ano de entrada na bolsa | 1971 |
| Quantidade de funcionários | 862 |
| Ano de fundação | 1969 |
A Unipar é uma empresa brasileira criada em 28 de maio de 1969, sendo uma empresa relevante no setor químico e petroquímico na América do Sul, destacando-se como a maior produtora de cloro e soda cáustica, e a segunda maior na produção de PVC. Também fazem parte da linha de produção da empresa o hipoclorito de sódio, ácido clorídrico, além de produtos intermediários integrantes da cadeia produtiva do PVC – dicloroetano e o monocloreto de vinila.
Com mais de 55 anos de trajetória, a Unipar tem atualmente quatro unidades produtivas, sendo três no Brasil. Duas delas estão localizadas estrategicamente em Cubatão e Santo André, no Estado de São Paulo, e uma no Polo Petroquímico de Camaçari na Bahia. As outras duas fábricas estão na Argentina em Bahía Blanca. O cloro e a soda cáustica são obtidos em todas as unidades da empresa, sendo o PVC produzido somente nas unidades de Santo André e Bahía Blanca. Segue abaixo a localização das fábricas:
A empresa também se destaca por ser autoprodutora de energia elétrica. No Brasil, detém o controle acionário da Tucano Holdings III e Veleiros, empresas de geração de energia eólica renovável na Região Nordeste e também na Lar do Sol, geradora de energia solar, localizada no Estado de Minas Gerais. Na Argentina detém participação na Solalban, produtora local de energia a gás.
Os produtos da Unipar são insumos para segmentos essenciais na atividade econômica do País, tais como construção civil, saneamento, alimentos, utilidades, mineração, siderurgia, automóveis, saúde e papel e celulose. Atualmente, são 1.400 colaboradores diretos e diversas certificações que contribuem para as melhores práticas como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, Halal, Kosher e Together for Sustainability.
A receita líquida por produto foi representada por 40% em soda cáustica, 38% em PVC e 22% em clorados. Segue abaixo a participação dos produtos fabricados pela Unipar nos principais segmentos em que atua.
A empresa também se preocupa com a parte de sustentabilidade, sendo signatária do Pacto Global da ONU, além de aderir ao Movimento +Água no mesmo fórum. Entre os compromissos que a empresa se submete estão: redução de pegada de carbono, uso de energia renovável, redução e reuso de água, entre outros, incluindo impacto social com foco no relacionamento responsável com as comunidades do entorno de suas fábricas. Além disso, patrocina projetos sociais, ambientais, de educação, cultura e esporte.
Companhia de capital aberto, tem ações listadas na B3 S.A., no Brasil, sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6. As ações ordinárias (UNIP3) possuem 80% de tag along. A Unipar está comprometida com as boas práticas de governança corporativa e atua com transparência na divulgação de suas informações.
Segue abaixo como está o portfólio de participações da Unipar, sendo que mais de 75% das ações da empresa estão em circulação (free float) para os investidores em geral:
Segue abaixo um histórico completa da Unipar:
Criação da Refinaria de Exploração de Petróleo União, considerada o embrião da Unipar.
A Refinaria de Exploração de Petróleo União abre seu capital, atraindo mais de 12 mil acionistas investidores.
Fundação da Petroquímica União Indústria e Comércios, com a participação dos sócios da Refinaria União.
Criação da União Participações Industriais Ltda – Unipar, idealizada pelos principais acionistas da Refinaria União. A denominação foi alterada para União de Indústrias Petroquímicas S.A – Unipar.
A Unipar é registrada oficialmente como Companhia Aberta.
Consolidação dos investimentos, criando o “Sistema Unipar”.
A Unipar concentra seus investimentos no setor petroquímico e participa do Programa Nacional de Desestatização, ampliando sua participação na Poliolefinas S.A. e na Petroquímica União S.A., além de adquirir participação na Petroflex S.A. Indústria e Comércio.
A Unipar cria a Rio Polímeros para a instalação do polo gás-químico no Rio de Janeiro.
A Unipar se consolida no controle acionário da Petroquímica União, adquire a planta de Polietileno da Dow Química em Cubatão (SP) e firma um acordo com a Petroquisa para consolidar ativos no Sudeste.
Frank Geyer Abubakir assume o Conselho de Administração da Unipar e forma a Quattor Participações em sociedade com a Petrobrás/Petroquisa.
A Unipar vende sua participação acionária na Quattor.
Aquisição da participação da Occidental Petroleum Corporation na Carbocloro, assumindo controle total. A denominação social é alterada para Unipar Carbocloro S.A.
Aquisição da Solvay Indupa S.A.I.C. e criação da Unipar Indupa S.A.I.C., com plantas em Santo André, São Paulo e Bahía Blanca, na Argentina.
A Unipar se consolida como um importante ator no setor químico e petroquímico, com produção de cloro, soda e PVC.
Constituição de uma joint venture com a AES Brasil para construção de um parque eólico na Bahia, primeiro projeto de autoprodução de energia renovável limpa da empresa.
Joint venture com Atlas Renewable para construção de um parque solar em Pirapora (MG). Terceira parceria de autoprodução de energia renovável para construção do complexo eólico Cajuína (RN), com a AES Brasil.
Renovação da marca, Lançamento do 1º Relatório de Sustentabilidade, Anúncio de uma nova planta no polo petroquímico de Camaçari (BA), Criação do Instituto Unipar, Sucessão de Frank Geyer Abubakir na presidência do Conselho de Administração.
Início das operações do parque eólico de Tucano na Bahia e do parque solar em Pirapora. Conclusão da expansão da capacidade de cloro/soda em Santo André.
Início das operações do parque eólico de Cajuína I e início das obras de transformação tecnológica em Cubatão, com phase-out de mercúrio e diafragma e substituição pela tecnologia de membrana. A Unipar celebra 55 anos de trajetória.
Basicamente, a produção começa com a transformação de insumos básicos — água, sal (NaCl), energia elétrica e etileno — em produtos químicos. O processo é altamente integrado e ocorre nas unidades da empresa no Brasil e na Argentina.
A eletrólise do sal dissolvido em água, utilizando energia elétrica, gera três principais produtos: soda cáustica (NaOH), amplamente utilizada nas indústrias de papel e celulose, alimentos, saneamento e química; cloro (Cl₂), insumo fundamental para a produção de PVC e para aplicações em saneamento e limpeza; e hidrogênio (H₂), subproduto com aplicações energéticas e industriais. A partir do cloro, são derivados também: hipoclorito de sódio (NaClO), utilizado como desinfetante; e ácido clorídrico (HCl), empregado em diversos processos industriais.
O cloro é combinado com etileno (obtido de fornecedores petroquímicos) para formar EDC (C₂H₄Cl₂ – dicloretano), que é convertido em VC (C₂H₃Cl – cloreto de vinila), monômero que, ao ser polimerizado, resulta em PVC ((C₂H₃Cl)ₙ – policloreto de vinila), um dos plásticos mais utilizados no mundo, com aplicações em construção civil, saneamento, embalagens, entre outros.
Para garantir eficiência e competitividade, a Unipar adota estratégias específicas para cada insumo:
-Energia elétrica: autoprodução por meio de parcerias no Brasil e Argentina, com foco em fontes renováveis (eólica e solar).
-Sal: contratos plurianuais com fornecedores no Brasil e Chile, além de operação própria na Argentina.
-Etileno: fornecimento via contratos de longo prazo com parceiros locais, com proximidade logística e relações estratégicas.
Portanto, o processo produtivo da Unipar conta com uma integração vertical eficiente, que transforma matérias-primas simples em produtos químicos de alto valor agregado. Assim, a empresa combina tecnologia, logística e parcerias estratégicas para garantir competitividade, sustentabilidade e relevância no setor químico da América do Sul. No entanto, a energia elétrica continua sendo um dos principais componentes de custo, especialmente em processos de eletrólise (cloro e soda cáustica). Já o sal, insumo crítico para a eletrólise, conta com contratos plurianuais que ajudam a reduzir volatilidade, mas o custo logístico, como o frete marítimo, pode ficar mais pressionado devido aos preços internacionais do petróleo. Operações próprias na Argentina oferecem competitividade, mas o Brasil e Chile ainda dependem de fornecedores externos. Por fim, o etileno, derivado do petróleo e gás natural, também é sensível às oscilações internacionais de energia. A volatilidade do barril de petróleo e tensões geopolíticas impactam diretamente o preço.
Por fim, em relação às vendas temos o PVC, fortemente ligado à construção civil e ao saneamento, pode ter uma redução da demanda devido aos juros elevados e ao crédito restrito, o que desacelera o setor imobiliário. Em relação ao cloro e derivados (hipoclorito, ácido clorídrico), a demanda é relativamente resiliente, pois está ligada a saneamento, saúde e alimentos. Já com relação à soda cáustica, usada em papel e celulose, mineração e siderurgia, a demanda depende do ciclo industrial e das exportações brasileiras. Por fim, a valorização do dólar pode favorecer exportações, mas a desaceleração global limita volumes.
Segue abaixo algumas premiações que a Unipar recebeu:
O capital social da UNIPAR é composto por 113.173.265 ações, sendo 39.059.883 relativas ao capital ordinário [B3: UNIP3] e 74.113.382 referentes ao capital preferencial.
As ações preferenciais estão divididas em duas classes: as preferenciais “A” [B3: UNIP5], que totalizam 2.338.049 ações; e as preferenciais “B” [B3: UNIP6] que totalizam 71.775.333 ações. As ações do tipo “A” têm direito a um recebimento de dividendo mínimo prioritário de 10% (dez por cento) ao ano calculado sobre a parcela do capital social constituída por essa classe de ação, sendo assegurado que tais dividendos não serão inferiores a 110% do atribuído a cada ação ordinária. Os titulares das ações preferenciais classe “B” têm direito ao recebimento de um dividendo 10% (dez por cento) maior do que o atribuído a cada ação ordinária.
Segue abaixo a estrutura acionária atual da Unipar:
A Unipar como uma das maiores empresas da América Latina se preocupa também com questões de sustentabilidade através de compromissos e ambições, entre elas: redução de 10% do CO2, migração para 60% de energia elétrica de fonte renovável, eliminar a utilização de mercúrio nas operações, redução de 15% na intensidade do uso de água, alcance da meta Net Zero.