TUPY3

Nome da Empresa Tupy
CNPJ 84.683.374/0001-49
Ano de entrada na bolsa 1966
Quantidade de funcionários 8.405
Ano de fundação 1938

Descrição da Empresa

Fundada em 1938 por imigrantes alemães, a Tupy é uma multinacional brasileira que atua no setor de metalurgia e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Entre os setores que essas soluções de engenharia são aplicadas incluem: transporte de carga, infraestrutura, agronegócio e geração de energia. Presente no mercado há mais de 80 anos, a companhia investe bastante em inovação tecnológica para produzir essas peças. Seus produtos são exportados para cerca de 40 países, onde a maior parte da produção (cerca de 60%) é voltada para o mercado externo.

A produção é realizada nas fábricas brasileiras, que estão localizadas em Joinville/SC, São Paulo/SP e Betim/MG, e no exterior, nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe, no México, e em Aveiro, em Portugal. Além disso, possui escritórios comerciais na Alemanha, Brasil, EUA, Holanda e Itália. Segue abaixo um mapa onde a empresa está localizada:

Mapa de localização da empresa.

Para entender um pouco como acontece a fundição no processo de fabricação, seguem as etapas abaixo como é realizado o processo:
- Fusão: A fusão consiste na transformação dos principais insumos em ligas de ferro fundido. As matérias-primas são inseridas em fornos cubilô, de indução e a arco, onde se tornam metal líquido a temperaturas acima de 1500ºC.
- Macharia: A macharia é a obtenção de aglomerados de areia e resina (“machos”), moldes que dão forma às cavidades e reentrâncias da peça. Os “machos” são encaixados num único conjunto, que receberá o metal líquido no vazamento.
- Moldagem: É o processo de confecção do molde de areia (sílica, bentonita, pó de carvão, água) via compressão numa matriz, o “ferramental”, resultando em um negativo que será o responsável pelo formato das partes externas da peça.
- Vazamento: Ao obter o ferro fundido com “macho” e molde prontos, inicia-se o processo de vazamento. A liga metálica é “vazada” no conjunto macho-molde, onde preenche todas as cavidades, chegando à forma do “ferramental”.
- Acabamento: Nessa etapa, a peça fundida passa por limpeza através de jatos de granalha de aço, para retirar a areia e pequenas rebarbas metálicas. Em seguida, se faz o controle de qualidade segundo as especificações de clientes.
- Usinagem: A usinagem é uma fase posterior ao acabamento, onde são conferidas as dimensões e geometria finais do produto, possibilitando suas interfaces e montagens. Essa etapa pode ser realizada no cliente ou na Tupy.

A companhia é amplamente reconhecida como líder em tecnologia para a última geração de motores, produzindo motores mais leves, com paredes finas, geometrias complexas e materiais de maior resistência. Por isso, a empresa investe bastante em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados à inovação, trazendo assim soluções tecnológicas diferenciadas que possam atender o mercado de forma escalonável. Além disso, a empresa possui parcerias com universidades, institutos de pesquisa, clientes, fornecedores, empresas de tecnologia e startups.  
Outro diferencial da companhia é a utilização de modelagem matemática e data Analytics para realizar a gestão de qualidade e produtividade, visando a redução de custos e flexibilização da produção para acompanhar as oscilações de demanda. Isso evita desperdícios (estoques, mão-de-obra, energia, e demais consumos) e otimiza o processo produtivo.

Segue abaixo alguns números da Tupy:

Números gerais da Tupy.

A empresa conta com mais de 4 mil técnicos e engenheiros e atua em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas referências nas suas áreas de atuação, o que permite o desenvolvimento de produtos de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. A Tupy participa efetivamente da cadeia de produção dos seus clientes, aumentando assim a oferta de serviços de alto valor agregado, como usinagem e montagem de componentes.

Segue abaixo um histórico completo da empresa:

  • A Tupy é fundada pelos sócios Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwartz, com o objetivo de fabricar conexões até então não produzidas no Brasil.

    Ano 1938

  • Iniciam-se as operações no parque fabril, em que atualmente, está localizada a sede da Companhia, em Joinville (Brasil).

    Ano 1954

  • Primeiro contrato de fornecimento de autopeças para Volkswagen do Brasil, resultante do estímulo à nacionalização da indústria automotiva do País.

    Ano 1957

  • Hans Dieter Schmidt funda a Escola Técnica Tupy, em Joinville (Brasil), inspirada em uma escola de fundição suíça, torna-se um celeiro de futuros profissionais.

    Ano 1959

  • É inaugurada nova instalação no Brasil, dando início à produção de componentes para tratores.

    Ano 1963

  • É criado o Centro de Pesquisas Tecnológicas, em Joinville (Brasil).

    Ano 1973

  • Inicia-se a produção de blocos e cabeçotes de motor com a construção de uma nova fábrica, em Joinville (Brasil), destinada a estes produtos.

    Ano 1976

  • Tupy ingressa no mercado ferroviário com a venda de três milhões de placas de apoio à Estrada de Ferro Carajás. Também inicia-se a fabricação de girabrequim.

    Ano 1980

  • Empresa recebe prêmio "Liceu de Tecnologia", um reconhecimento nacional. Outras premiações se sucederam na década, inclusive a do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq).

    Ano 1983

  • BNDESPar, Previ, Telus, Aerus e Bradesco adquirem a maioria das ações da Tupy. No mesmo ano, a Tupy adquire fundição da Mercedes Benz e ,com o avanço das exportações, se torna um player global.

    Ano 1995

  • É inaugurada a operação de usinagem de blocos, cabeçotes de motor e peças de engenharia, em Joinville (Brasil).

    Ano 1996

  • Tupy adquiri fundição da Cofap, em Mauá (Brasil).

    Ano 1998

  • Após anos de P&D, começa o fornecimento do primeiro bloco em ferro vermicular (Compacted Graphite Iron - CGI, uma liga metálica que contribui de forma significativa para o aumento da resistência e a redução do peso do motor, pois ela possui propriedades mecânicas superiores às dos materiais convencionais, resultando assim em produtos menores, mais leves e mais duráveis), com produção em larga escala no mundo. Um marco importante para a indústria mundial de fundição.

    Ano 2000 até 2003

  • Compra de duas plantas no México, ambas no estado de Coahuila, sendo em Saltillo e Ramos Arizpe. Também é inaugurada uma nova fundição de blocos em Joinville (Brasil). Neste mesmo ano, a Tupy passa a integrar o Novo Mercado-BM&FBOVESPA.

    Ano 2012

  • Entre as diversas ações feitas para preservar vidas, a Tupy sediou um Centro de Triagem e Testagem COVID-19, em Joinville (Brasil). O espaço atendeu mais de 80 mil pessoas e contribuiu com o sistema público de saúde da cidade, evitando a superlotação das unidades hospitalares.

    Ano 2020

  • A companhia reforça seu compromisso com a inovação e amplia sua atuação no ecossistema ao lançar a ShiftT, aceleradora de startups com a força da Tupy. A empresa também fecha acordo com a Stellantis para aquisição das fundições de ferro do Brasil e de Portugal. As plantas estão localizadas nas cidades de Betim (MG – Brasil) e Aveiro (Portugal).

    Ano 2021

  • Com o objetivo de entrar em novos setores, a Tupy anuncia a conclusão da aquisição da MWM do Brasil, que possui planta em São Paulo (SP) e um centro de distribuição de peças localizado em Jundiaí (SP). Com a aquisição, a Tupy ingressa no setor de Energia & Descarbonização, fornecendo grupos geradores de eletricidade para o agronegócio e outras aplicações. O valor da aquisição foi de R$865 milhões.

    Ano 2022



Segue abaixo as soluções da Tupy:

Soluções da Tupy.

A Tupy atua na produção de componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. São centenas de produtos cujo suporte de engenharia da Tupy nos estágios iniciais ajudam a otimizar todo o processo de desenvolvimento e produção, resultando em alta qualidade e manufaturabilidade. A companhia produz blocos de motor, cabeçotes e peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão, além de conexões de ferro maleável (líder de mercado no Brasil), granalhas de aço e perfis contínuos de ferro, com produtos que atendem a diferentes setores da indústria. Entre os clientes estão empresas globais, líderes em seus segmentos, fabricantes de veículos, máquinas e equipamentos que servem aos setores de transporte de carga, agricultura, construção e infraestrutura, mineração e geração de energia.

Segue abaixo alguns produtos com motor fabricados:

Produtos de Motor.

Segue abaixo os produtos de cabeçote fabricados:

Produtos de Cabeçote.

Segue abaixo outras peças de engenharia fabricados:

Produtos de Engenharia.

No segmento de Usinagem, a Tupy atua desde 1996, oferecendo peças totalmente usinadas, incluindo montagem de componentes e testes de estanqueidade, bem como peças semi-usinadas e produção de protótipos. Sistemas de rastreabilidade total desde a primeira operação até a montagem de componentes asseguram ao cliente qualidade dos produtos recebidos e menores investimentos em seu site. Além de blocos e cabeçotes de motor, a Tupy faz a usinagem de uma grande variedade de peças de engenharia para o setor de bens de capital. As fábricas têm capacidade de usinar peças com uma ampla variedade de tamanhos e em todas as ligas de ferro fundido, independentemente do grau de usinabilidade.

A usinagem da companhia possui alguns diferenciais, conforme abaixo:

Diferenciais da Usinagem.

Segue abaixo como estão os números da estrutura de usinagem da Tupy:

Números gerais da Usinagem.

Todo o processo de usinagem é feito internamente com mais de 30 engenheiros especializados no Brasil e no México. Para isso, são utilizados diversos recursos tecnológicos. Segue abaixo alguns disponíveis:

Recursos Tecnológicos.

No segmento de Hidráulica, a Tupy é líder de mercado, através de produtos que possuem as mais importantes certificações da indústria. As Conexões Tupy possuem alta maleabilidade e tenacidade, são resistentes às mudanças de temperatura e à corrosão e, portanto, ideais para variadas aplicações em grandes obras industriais e comerciais e nos mais diversos segmentos: construção civil, saneamento, irrigação, petróleo e gás. Já os Perfis Tupy FUCO® são fabricados em um rigoroso processo de controle e qualidade, garantindo características mecânicas ideais para diversas aplicações.

Segue abaixo alguns produtos de conexões desenvolvidos pela empresa:

Produtos de Conexões.

As conexões são encontradas em diversos setores da indústria como máquinas e equipamentos, caldeiras, compressores, bombas e motobombas, sistemas hidráulicos, instalações de proteção e combate a incêndios, redes de gás, redes de água, sistemas de recalques e distribuição, sistemas de captação de água, plataformas de petróleo, refinarias, sistemas de irrigação, entre outros.

Segue abaixo alguns perfis desenvolvidos pela empresa:

Perfis desenvolvidos pela Tupy.

A Tupy recentemente comprou a MWM Motores e Geradores, que é uma empresa fabricante de motores e geradores com planta em São Paulo (SP) e centro de distribuição de peças localizado em Jundiaí (SP). A MWM possui 71 anos de história, atuando em mercados diversos como Estados Unidos, México, Argentina, Chile, dentre outros países. Os produtos da empresa atendem aos segmentos veicular, agrícola, industrial, geração de energia e marítimo.
A MWM atua, também, no segmento de geração de energia, com grupos geradores diesel que vão de 10 a 1.250 kVA em 50 e 60Hz, além de geradores a gás natural e a biogás, que vão de 40 a 625 kVA em 50 e 60Hz.

Fachada da Tupy.

A companhia está estrategicamente instalada no Mercosul, com o objetivo de atender aos clientes da região e trabalhar como base para exportação de produtos para o mundo todo. Hoje, a companhia exporta para mais de 45 países ao redor do mundo.

Segue abaixo os produtos da MWM:
-Motores para Veículos: Os motores atendem a uma ampla gama de aplicações, como comerciais leves, aplicações urbanas, regionais e de longo percurso. Os motores veiculares MWM apresentam desempenho, confiabilidade, durabilidade e economia de combustível. Entre os produtos atendidos estão Picapes, SUV's, Jeeps, Caminhões e Ônibus.
-Motores Industriais: As aplicações industriais incluem equipamentos de escavação e construção, como retroescavadeiras, além de outras máquinas industriais, como carregadores, empilhadeiras, irrigação, entre outras. Os motores MWM mantêm o equipamento trabalhando com máxima eficiência, mesmo nos ambientes mais exigentes.
-Motores Agrícolas: Os motores MWM também fornecem motores para a agricultura, oferecendo durabilidade, confiabilidade e o melhor desempenho que o segmento exige.
-Geração de Energia: Os geradores são desenvolvidos dentro do Centro Tecnológico da MWM, utilizando as melhores práticas de engenharia, com o apoio de grandes parceiros. Os Grupos Geradores da MWM estão disponíveis nas versões DIESEL e GÁS, com uma gama de potências e versões. A linha de produtos da MWM Geradores foi projetada para atender a qualquer necessidade, podendo ser aplicada em indústrias, hospitais, telecomunicações, embarcações, locações, condomínios, construção, agronegócio, entre outros.
-Motores Marítimos: Os motores marítimos MWM apresentam confiabilidade, tecnologia e performance adequada às mais diversas embarcações. São motores que se destacam pela manutenção simples e econômica, podendo ser reparados sem a necessidade de sua remoção da embarcação.

Segue abaixo um histórico da MWM:

  • Instalação da MWM Motores Diesel S.A. no Brasil.

    Ano 1953

  • Construção da fábrica de motores de Santo Amaro, em São Paulo/SP e lançamento do primeiro motor para o segmento de geração de energia.

    Ano 1956

  • Lançamento do motor KD12 para os segmentos industrial, agrícola e marítimo.

    Ano 1959

  • Início da atuação no ramo OEM (original equipment manufacturer).

    Ano 1967

  • A MWM apresenta seu primeiro motor veicular, o D225, que passa a equipar os caminhões Dodge D950, da Chrysler.

    Ano 1973

  • Grande crescimento da empresa, com fornecimento para Ford e VW.

    Ano 1976

  • Início das importações e desenvolvimento dos motores com combustíveis alternativos como o PID, para equipar tratores da Valmet e o F-22000 da Ford.

    Ano 1980

  • Início da parceria com o projeto Escola Formare.

    Ano 1984

  • Lançamento dos motores S4, Caterpillar e Série 10.

    Ano 1991

  • Inauguração da planta da Argentina e lançamento do primeiro motor de alta rotação do Brasil: o HS.

    Ano 1995

  • Lançamento da família Acteon 4.8 e 7.2.

    Ano 2004

  • A MWM entra para o grupo Navistar.

    Ano 2005

  • Inauguração da fábrica de usinagem dos blocos Big Bore.

    Ano 2007

  • Lançamento do motor 6.10 TCW destinado à aplicação marítima.

    Ano 2009

  • Lançamento da linha de motores MAN D08.

    Ano 2012

  • Inauguração do CDP (Centro de Distribuição de Peças) - Jundiaí/SP.

    Ano 2015

  • Marco de 4,3 milhões de motores produzidos. A MWM completa 65 anos de história no Brasil.

    Ano 2018

  • Início da produção do grupo gerador no Brasil.

    Ano 2019

  • Lançamento dos Grupos Geradores movidos a gás.

    Ano 2020

  • Em 2022, após aquisição, MWM passa a integrar a Tupy.

    Ano 2022



A Tupy possui cerca de 90% da sua receita por meio dos componentes para veículos comerciais (caminhões leves e pesados) e off-road (máquinas agrícolas, equipamentos de construção e infraestrutura). Os outros 10% atendem a veículos leves, principalmente os SUVs e veículos especiais. Esses produtos são vendidos diretamente para outras empresas – OEMs (Original Equipment Manufacturer). Com a aquisição da MWM, a companhia amplia seu portfólio, apesar da pouca participação geral ainda, mas com grandes oportunidades de crescimento para a companhia, principalmente porque a divisão de Distribuição conta com mais de 1.300 pontos de venda que distribuem peças utilizadas nos motores MWM e de outras marcas, além do segmento de Energia e Descarbonização, em que a MWM é líder no mercado de geradores e lançou recentemente outros equipamentos, como torre de iluminação e motobombas.

A sustentabilidade também faz parte dos objetivos da empresa, através de um papel cada vez mais estratégico rumo à descarbonização, desenvolvendo materiais e geometrias que viabilizem a adoção de diversos tipos de combustível, a depender da necessidade de cada região e cliente. A empresa também utiliza a captação da água-de-chuva para utilização em fluidos de corte, faz o reuso do fluido de corte por decantação, efetua o devido isolamento e vedação de reservatórios de fluidos para prevenção a vazamentos, possui kits de emergência à contenção de vazamentos e seus impactos, faz uso de embalagens retornáveis, reuso dos briquetes, que além de transformar o cavaco “resíduo de usinagem” em matéria-prima de alta qualidade para fundição, permite extrair quase todo o fluido de corte, minimizando a perda deste por arraste junto aos cavacos, além de outros meios que permitem um maior nível de sustentabilidade.

Imagem simbolizando a sustentabilidade da Tupy.

Hoje a estrutura acionária da Tupy está bastante pulverizada. Segue abaixo como está dividida a estrutura acionária:

Estrutura Societária da Tupy.

A Tupy é uma das grandes empresas brasileiras e mundiais que atua na indústria, principalmente automotiva. A empresa segue em crescimento e diversificando seu portfólio. Sabemos da importância de conhecer uma empresa, mas tão importante quanto conhecer uma empresa como a Tupy é saber também como está a saúde financeira da companhia e quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como indicadores P/L, DY, entre outros, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:

Análise Fundamentalista e Técnica - Tupy