Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
A empresa inicia as suas operações de transporte em 1969 como Transportadora Sinimbu Ltda.
| Nome da Empresa | Tegma Gestão Logística |
| CNPJ | 02.351.144/0001-18 |
| Ano de entrada na bolsa | 2007 |
| Quantidade de funcionários | 2.186 |
| Ano de fundação | 1998 |
Fundada em 1969 como Sinimbú, nome da rua da qual a empresa funcionava em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, a empresa de Fernando Schettino e Francisco Creso era responsável por transportar carnes. Em 1971, a empresa entrou no transporte de veículos da marca General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. Após isso, a empresa expandiu seus negócios de transporte de veículos de forma exponencial e este se tornou o principal negócio da empresa em pouco tempo, conquistando novos clientes e outras empresas. Depois de 50 anos de existência, a empresa se consolidou como uma das principais operadoras logísticas do país.
Atualmente, a Tegma atua na logística de veículos novos para praticamente todas as montadoras instaladas no país, além das principais importadoras também. A atuação da Tegma envolve coletar os veículos na fábrica ou no porto, gerir o pátio das montadoras, armazenar os veículos não faturados, realizar o serviço de acessorização e transportar os veículos até as concessionárias ou os portos.
A empresa faz todo esse processo baseando-se em um know-how de 50 anos de atuação e com um abrangente controle, baseado em um robusto sistema tecnológico de rastreamento dos equipamentos de transporte em estradas, localização de veículos por chassi em pátios de até 8 mil veículos e um processo orientado por KPI´s (GEROT – Routine Management). O modelo de negócio da Tegma não é baseado em ativos, pois a empresa utiliza para suas operações, em sua grande maioria, ativos alugados ou contratados de terceiros.
Somente no ano de 2012, a Tegma já havia distribuído 1,2 milhão de veículos, utilizando mais de 1,7 milhão de m² em diversos pátios por todo país, além de 1,45 mil equipamentos de transporte, sendo sua grande maioria de parceiros de longa data.
A Tegma é listada na Bolsa de Valores desde 2007, sendo enquadrada na mais alta categoria de governança, que faz parte do Novo Mercado. A partir do IPO, a empresa iniciou também as operações de logística integrada, sendo atualmente reconhecida como um importante operadora logística para operações de logística industrial/inbound (abastecimento de linha de produção) e armazenagem de bens de consumo no Brasil. Nesta linha de logística industrial, a Tegma presta serviço para indústrias dos ramos de cuidado pessoal e vidreiros, realizando assim a gestão logística de granéis sólidos e líquidos até as fábricas e também para o ramo de eletrodomésticos, gerenciando o fluxo de peças para as fábricas. Já na atividade de armazenagem, a Tegma presta serviços de gestão de estoques, etiquetagem, separação de pedidos para diversos clientes do setor de bens de consumo, alimentícios, entre outros.
Visando uma maior diversificação dos seus negócios, além de atuar nas operações de transporte de veículos novos e das operações da logística integrada, a Tegma também possui outras iniciativas. Assim, a empresa atua no transporte de veículos emplacados através de sua unidade de negócio denominada Fastline. Além disso, a Tegma conta também com uma aceleradora de startups chamada TegUP que busca identificar e desenvolver Startups, através de investimento ou parceria comercial, para promover e cultivar inovação e tecnologia. Dentre as startups investidas pela TegUP, por exemplo, destaca-se a Rabbot, uma plataforma colaborativa de gestão e orquestração de operações de frota e cadeia de suprimentos para transportadoras, indústrias e locadoras. Por fim, a Tegma faz parte de uma Joint Venture chamada GDL no estado do Espírito Santo, que tem como objetivo a prestação de serviços de armazenagem geral e alfandegada.
Segue abaixo um histórico da Tegma até os dias mais atuais:
A empresa inicia as suas operações de transporte em 1969 como Transportadora Sinimbu Ltda.
A partir da unificação das operações logísticas da Sinimbu com outras duas tradicionais empresas brasileiras de transporte, a Schlatter e a Transfer, e a entrada da Axis do Brasil, cujos acionistas eram o Grupo Coimex e a Allied Holdings (maior operador logístico de Transporte Outbound dos Estados Unidos da América), a empresa passa a operar sob a denominação social de Axis Sinimbu Logística Automotiva S.A.
A empresa adquire a Translor Veículos Ltda., empresa pioneira no transporte de veículos 0 km no Brasil.
Mudança de denominação social para Tegma Gestão Logística Ltda., em decorrência da aquisição da participação detida pela Allied Holdings pelo Grupo Coimex e pelo Grupo Itavema-Sinimbu.
A Tegma adquire 49% das ações da Catlog, provedor logístico único da Renault e da Nissan no Brasil.
Realização do IPO na Bolsa de Valores de São Paulo, adquirindo as empresas Tegma Cargas Especiais Ltda, P.D.I. Ltda. e a Tegma Logística Integrada S.A. (antiga CLI) e foi criada a Tegma Venezuela S.A.
Adquirido o negócio de transporte de veículos operado pela CTV, que apresenta forte atuação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil
A empresa adquire o controle da Direct Express Logística Integrada S.A., empresa responsável por entregas B2B e B2C com forte presença no mercado de e-commerce.
A empresa adquire o negócio operado pela LTD Transportes Ltda., através da aquisição de 100% da Trans Commerce Transportes de Cargas Ltda, focado no mercado de logística fracionada, em especial na distribuição de mercadorias com peso acima de 30 Kg.
Venda da Direct Express para a sociedade controlada pela B2W – Companhia Digital, 8M Participações Ltda
Foi aprovado pela Administração a alienação da participação de 25% na Controlada em conjunto com a Tegma Venezuela S.A e a criação da primeira aceleradora de startups de logística do Brasil, a TegUp Inovação e Tecnologia Ltda.
Criação da GDL Gestão de Desenvolvimento em Logística Participações S.A., uma joint venture que congrega as atividades de armazenagem e movimentação de mercadorias em geral, desenvolvidas em Cariacica-ES pela Tegma Logística Integrada e pela Companhia de Transportes e Armazéns Gerais (SILOTEC).
A Tegma, por meio da tegUP, realizou investimentos na empresa Rabbot Technologies Ltd, especializada na gestão automatizada de frotas.
A Tegma, por meio da tegUP, participou do aumento de capital da empresa Rabbot Technologies Ltd, atingindo 16,2% de participação.
Segue abaixo os negócios da Tegma:
-LOGÍSTICA AUTOMOTIVA: Atua na logística automotiva através do Transporte de Veículos, Gestão de Pátio e Armazenagem de Veículos e PDI (Pre-Delivery-Inspection).
O Transporte de Veículos inicia-se com a coleta dos veículos 0km nas montadoras, portos ou transformadoras, os quais são transportados por caminhões "cegonhas" próprias ou terceirizadas, até os centros consolidadores, onde é realizada a roteirização das viagens e expedição para 650 concessionárias em todo país. Neste caso, além da eficiência no transit time (tempo necessário para a entrega do veículo nas concessionárias, mensurado em dias), o fator preservação da carga é de extrema importância, razão pela qual a empresa investe em análise de processos a fim de minimizar a ocorrência de avarias.
Outro ponto importante é que a empresa realiza todo um planejamento de todas as etapas do transporte de cargas, fazendo com que essa rota seja otimizada ao máximo possível, baseando-se na distância a ser percorrida, disponibilidade de equipamentos e maximização das cargas para embarque. A Tegma possui vários softwares que fazem essa simulação, além de atuar na simulação da melhor posição dos veículos nas carretas, controle de tempo no pátio e tempo total da viagem. Além disso, as cargas são monitoradas em tempo real durante seu deslocamento, permitindo assim um acompanhamento preventivo a fim de evitar atrasos na entrega. Inclusive, o cliente pode realizar o acompanhamento direto através de ferramenta disponibilizada no website da Tegma.
A Gestão de Pátios faz a administração dos veículos que acabaram de ser produzidos ou importados. Dessa forma, a Tegma utiliza áreas próximas às fábricas ou os portos que chegam a comportar oito mil veículos. Sistemas operacionais ajudam no gerenciamento de estoques e nos centros de distribuição de veículos. Esses sistemas auxiliam a monitorar os estoques de veículos nos pátios e, como sistemas esses que estão interligados via internet, possibilitam que o cliente faça o acompanhamento em tempo real de todas as etapas do processo. O nível de avaria nos pátios é de extrema importância e controlado por indicadores de forma apurada.
Já a Armazenagem de Veículos é realizada em pátios ao redor do Brasil e normalmente perto das montadoras/portos. Com isso, os veículos produzidos e não faturados são armazenados e geridos para os clientes.
Por fim, o PDI, nos centros de serviços automotivos, é onde são realizados a instalação de acessórios (rádios, vidros e travas elétricas, película no vidro, adesivagem, entre outros) e a inspeção de entrega de veículos zero km (PDI – Pre Delivery Inspection) conforme modelo e informações recebidas dos clientes, serviços de estocagem e entrega final (em instalações próprias e do cliente).
-LOGÍSTICA INTEGRADA: Atua na logística integrada através da Armazenagem e a Logística Industrial.
A Armazenagem inclui o planejamento da entrada, manuseio e separação, picking ou separação e preparação de pedidos e expedição, com o acompanhamento de indicadores de desempenho. Entre outras atividades tem-se também a logística reversa, cross-docking (sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou Centro de Distribuição, não é estocada mas sim imediatamente preparada para o carregamento da entrega), inspeção de mercadorias, tracking ou rastreamento do pedido em tempo real, acompanhamento de inventários cíclicos e gerais, montagem de kits em geral, gerenciamento de peças e instalação de equipamentos.
Os serviços são realizados em centros de distribuição equipados e automatizados com estrutura de segurança e todos os requisitos exigidos pelos órgãos intervenientes, entre eles a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Tegma também realiza operações nas instalações dos clientes, seja planejando ou gerenciando todo fluxo de produtos, desde o recebimento até a entrega aos clientes finais.
A empresa faz todo gerenciamento das etapas da logística dos clientes através de ferramentas de gestão (WMS – Warehouse Management System e TMS – Transportation Management System), que também permite aos clientes terem acesso ao status das suas mercadorias a partir de seu ingresso nos armazéns.
A Logística Industrial na Tegma é responsável por atuar em toda a gestão da logística, que engloba desde o recebimento dos produtos no porto, ou na fábrica de origem, até o abastecimento das linhas de produção. A empresa também oferece serviços como operação portuária, armazenagem, transporte, movimentação de granéis sólidos e líquidos, além de produtos acabados e operação inbound de matérias-primas.
Essas operações são críticas para as indústrias atendidas, que exigem uma logística extremamente eficaz e precisa para, principalmente, fazer frente aos volumes e à frequência das entregas. Por exemplo, as operações de transferência e armazenagem de matérias-primas são realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, e para o segmento químico a Tegma é responsável por uma movimentação de mais de 1 milhão de toneladas por ano.
A Tegma é uma empresa que não para de crescer ano após ano, conforme podemos verificar nos números de receita e lucro. Tão importante quanto conhecer uma empresa como a Tegma é saber como está a saúde financeira da companhia e quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como indicadores P/L, DY, entre outros, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:
Análise Fundamentalista e Técnica - TEGMA