O Grupo Ser Educacional começou em 1994, quando foi fundado o Bureau Jurídico Cursos para Concursos com o objetivo de preparar candidatos para os concorridos concursos públicos. Em 2003, o Grupo foi fundado, junto com a Faculdade Maurício de Nassau, na cidade do Recife, em Pernambuco. Desde então, vem sendo construído de forma gradual e sustentável. Atualmente, é uma das maiores companhias de ensino superior do Brasil.
Segue abaixo alguns números da companhia:
A Companhia é uma organização privada no setor de ensino superior nas modalidades presencial (Ensino Híbrido) e de ensino à distância (“EAD” ou “Ensino Digital”) no Brasil, com atuação na área da educação desde 1993 e com forte presença nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste do País.
Em 31 de dezembro de 2024, a plataforma da Companhia era composta por 59 unidades, 814 polos e super-polos (polos equipados com laboratórios para aulas práticas), distribuídos em todos os estados do País. A Companhia acredita que a sua atuação é abrangente e diversificada, contando, em 31 de dezembro de 2024, com 330,3 mil alunos matriculados, com um crescimento de 5,6% em comparação com os 312,9 mil alunos do período anterior. Destes alunos, 164,9 mil estão matriculados em cursos de graduação de Ensino Híbrido, 143 mil em cursos de graduação no Ensino Digital, 21,1 mil matriculados em cursos de pós-graduação (presencial e Digital) e 1,3 mil matriculados em cursos técnicos. O crescimento na base total de alunos ocorreu em virtude em virtude do foco na oferta de um portfólio de cursos mais enxuto e dedicado às áreas de conhecimento da saúde, visando maximizar os diferenciais competitivos da Companhia, relativos à sua estrutura diferenciada de laboratórios e clínicas, bem como à localização privilegiada de suas unidades e posicionamento das marcas nas cidades em que opera.
A estratégia da Companhia consiste em criar um ecossistema de ensino superior que atue de forma integrada por meio de um modelo acadêmico que permite a flexibilidade de oferta e criação de novos cursos e modelos de oferta nos segmentos de graduação, pós-graduação e educação continuada (life-long learning), por meio de marcas com grande apelo regional e reconhecimento dos alunos, professores e empregadores em cada uma das regiões do país em que a Companhia atue.
Segue abaixo o Ecossistema da Educação Continuada da companhia:
Essa oferta é realizada por meio de plataforma completa de ensino que atua como um verdadeiro ecossistema acadêmico, baseado em tecnologia de ponta, conteúdo digital de qualidade e moderna infraestrutura de campi dedicada a proporcionar uma experiência cada vez melhor aos alunos a preços competitivos de mensalidade, criando uma proposta diferenciada de valor.
Para que a criação desse ecossistema de oferta de ensino superior fosse possível, foi lançado em 2021 a Ubíqua, a novo modelo acadêmico da Companhia baseada em um modelo de educação onipresente e estruturada para oferecer metodologias ativas de ensino e conteúdo digital moderno, que permite a rápida criação de novos cursos com muita flexibilidade.
Assim, o Ubíqua permite flexibilidade na criação de cursos, combinando excelência pedagógica, tecnologia e treinamento dos docentes. Segue abaixo uma ilustração sobre a plataforma:
Abaixo um histórico completo da empresa:
O Grupo Ser Educacional foi constituído em 1993, com a fundação do Complexo Educacional Bureau Jurídico, liderado pelo professor José Janguiê Diniz (“Janguiê”), que realizava cursos preparatórios para concursos, uma novidade na cidade do Recife. No mesmo ano, Janguiê começou a investir na realização de congressos nacionais e internacionais na área jurídica.
Ano 1993
Com o sucesso da marca, em 1999, o Complexo Educacional Bureau Jurídico passou a oferecer cursos pré-vestibulares específicos para o curso de Direito.
Ano 1999
Com a publicação no Diário Oficial da União da portaria 1.109 do Ministério da Educação (“MEC”), a Faculdade Maurício de Nassau, mantida pelo ESBJ – Ensino Superior Bureau Jurídico Ltda., sucessora do Complexo Educacional Bureau Jurídico, foi fundada oficialmente. A decisão de criar uma faculdade partiu do próprio professor Janguiê, que, reconhecendo a necessidade do mercado local, empenhou-se no desenvolvimento de um projeto de educação superior de qualidade e, conhecendo a história do Recife, nomeou a Faculdade Maurício de Nassau em homenagem à figura do extraordinário empreendedor Maurício de Nassau, reconhecida por todos os brasileiros.
Em pouco mais de três anos de existência, a Faculdade Maurício de Nassau se consolidou como uma instituição de ensino de destaque nas regiões Norte e Nordeste do País, focando sua gestão no crescimento e ampliação de sua estrutura, com o objetivo de viabilizar seu projeto de expansão para os principais municípios do Norte e Nordeste.
Ano 2003
A Faculdade Maurício de Nassau adquiriu as instituições mantenedoras de João Pessoa e Campina Grande, no estado da Paraíba.
Anos 2006
A Faculdade Maurício de Nassau implantou o Conselho Consultivo como uma forma de orientar as suas estratégias. Uma das principais atribuições do Conselho, em conjunto com a Hopper Consultoria Educacional, foi redefinir o planejamento estratégico da empresa. Em paralelo com esses projetos, a Faculdade Maurício de Nassau inaugurou as unidades de João Pessoa e Campina Grande. No mesmo ano, o Grupo Universitário Maurício de Nassau credenciou e colocou em funcionamento a Faculdade Joaquim Nabuco, na cidade de Paulista, no Estado de Pernambuco, sendo este um novo modelo de negócios, orientado para o público das classes C e D.
Ano 2007
Continuando o projeto de expansão e com o intuito de consolidar a política da Companhia de governança corporativa, foi instituído um Conselho de Administração composto por representantes dos acionistas e por profissionais reconhecidos no mercado por suas realizações em grandes grupos empresariais do Brasil. Em outubro do mesmo ano, o Cartesian Capital Group se associou ao Grupo Universitário Maurício de Nassau com um aporte de R$48 milhões, passando a deter uma participação de 11,3% do total das ações da ESBJ.
Ainda em 2008, a Faculdade Joaquim Nabuco inaugurou uma nova unidade no centro do Recife, tendo ainda realizado a aquisição (i) da FABAC (CETEBA – Centro de Ensino e Tecnologia da Bahia Ltda.), nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, no Estado da Bahia; (ii) da ESAMC (ADEA – Sociedade de Desenvolvimento Educacional Avançado Ltda.), localizada no município de Maceió, no Estado de Alagoas; e (iii) da Faculdade CDF (SECARGO – Sociedade Educacional Carvalho Gomes Ltda.), localizada no município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, continuando seu processo de expansão pela região Nordeste.
Ano 2008
O Grupo Universitário Maurício de Nassau redefiniu as suas diretrizes acadêmicas e, como consequência, unificou as matrizes curriculares e os planos de ensino das disciplinas, iniciando a metodologia do diário eletrônico e do processo de auditorias acadêmicas (maiores informações no item 1.4 deste Formulário de Referência).
Ano 2009
As reformulações e a trajetória de crescimento continuaram, quando o Grupo Universitário Maurício de Nassau recebeu os auditores do IFC – Banco Mundial, resultando na aprovação de uma linha de crédito no valor de R$80 milhões. O Grupo Universitário Maurício de Nassau iniciou o projeto de implementação da ISO 9001, buscando estruturar a Instituição para a certificação e, como consequência, reavaliou e redefiniu todos os seus processos internos. Nesse mesmo ano, decidiu-se, após um trabalho de branding, mudar seu nome para Grupo Ser Educacional S.A.
Ano 2010
Através da portaria 701 do MEC, em 2012, foi conferido à Faculdade Maurício de Nassau, no Recife, o credenciamento como centro universitário e a nomenclatura da Faculdade passou a ser UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. Ainda em 2012, a UNINASSAU obteve a certificação ISO 9001. Nesse mesmo ano, iniciaram-se as atividades na unidade Caruaru, em Pernambuco, e foram incorporadas as unidades dos municípios de Manaus e São Luís, nos Estados do Amazonas e Maranhão, respectivamente.
Ano 2012
Foram adquiridas três unidades no Estado do Piauí (FAP Teresina, a Faculdade Aliança e a FAP Parnaíba), uma unidade em Paulista, no Recife (Faculdade Decisão) e uma unidade em Vitória da Conquista, na Bahia (Faculdade Juvêncio Terra).
Ainda em 2013, ano em que completou 10 anos de existência, o grupo Ser Educacional, por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), passou a ter suas ações negociadas na B3, a bolsa de valores mobiliários brasileira, no segmento do Novo Mercado, passando a fazer parte do rol de empresas de capital aberto com os mais avançados níveis de governança corporativa do mercado.
Ano 2013
Foram adquiridas a Faculdade Anglo Líder – FAL, localizada no município de São Lourenço da Mata, no Estado de Pernambuco, a União de Ensino Superior do Pará – UNESPA (“UNESPA”), mantenedora da Universidade da Amazônia – UNAMA, no município de Belém, Estado do Pará e o Instituto Santareno de Educação Superior – ISES, mantenedora das Faculdades Integradas Tapajós – FIT, sediado em Santarém, também no Estado do Pará.
Ano 2014
Dando continuidade ao seu plano de expansão e iniciando a entrada na região Sudeste, a Ser Educacional adquiriu, através de sua subsidiária CENESUP – Centro Nacional de Ensino Superior Ltda., 100% do capital social da Sociedade Paulista de Ensino e Pesquisa S/S Ltda. (mantenedora da Universidade de Guarulhos – UNG).
Nesse mesmo ano, foi realizada a aquisição da Faculdade Talles de Mileto (FAMIL) por R$6,0 milhões. A FAMIL possuía 2 unidades, uma em Fortaleza (CE) e outra em Parnamirim (RN), e também assinou um Contrato de Cessão Onerosa de Mantença e Outras Avenças com o Instituto Metodista Bennett, prevendo a cessão da mantença do Centro Universitário Bennett à UNESPA pelo valor de R$10 milhões.
Sob o ponto de vista do crescimento orgânico, em 2015, o grupo Ser Educacional obteve a aprovação de quatro novas unidades de ensino presencial, localizadas nas cidades de Petrolina (PE), Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Feira de Santana (BA), tendo encerrado o ano, portanto, com 42 unidades. No segmento do ensino a distância (EAD), o grupo obteve credenciamento da UNG, que passou a operar com 6 polos, levando o grupo a operar com um total de 15 polos. Também, houve o reconhecimento do curso EAD da UNINASSAU, que permitiu que o grupo entrasse com pedidos de abertura de mais 400 polos de ensino a distância.
Ano 2015
Ocorre a expansão de atividades na região Sudeste por meio da assinatura de um Contrato de Cessão não-Onerosa de Mantença da Faculdade São Camilo (FASC), além da conclusão da Cessão Onerosa de Mantença e Outras Avenças do Centro Universitário Bennett, na cidade do Rio de Janeiro. Para as operações nas regiões Sudeste e Sul, foi criada a marca UNIVERITAS, passando a FASC a operar com o nome Faculdade UNIVERITAS e o Centro Universitário Bennett com a marca Centro Universitário UNIVERITAS.
A UNAMA – Universidade da Amazônia foi credenciada para oferecer EAD no Brasil. Com o credenciamento, a UNAMA poderá lançar até 150 polos por ano. Como resultado, o grupo Ser Educacional poderá passar a contar com um total de 800 polos de EAD. As Faculdades UNINABUCO de Paulista e de Recife receberam o credenciamento do MEC como centro universitário, o que as possibilita a abertura de novos cursos sem a necessidade de aprovação prévia do MEC.
Ano 2016
Por meio de sua subsidiária CENESUP, a Companhia anunciou a aquisição da UNINORTE de Manaus (AM) por um preço de compra base (enterprise value) no valor de R$194,8 milhões, do qual foi deduzido o endividamento líquido, conforme aplicável, no montante de R$9,8 milhões.
Ano 2019
A Companhia seguiu expandindo suas operações no ensino superior, gradativamente desenvolvendo seu ecossistema de educação continuada por meio da implantação de sua estratégia dedicada em criar avenidas de geração de receitas e aumento da utilização de seus ativos educacionais, preparando a Empresa para as transformações do mercado em que atua, em especial para atender as demandas relativas ao aumento do tempo de carreira dos alunos, necessidades de qualificação e requalificação profissional e maior aceitação e participação da educação por meios digitais.
Nesse período, a Companhia realizou 10 aquisições que somaram mais de R$900,0 milhões em investimentos, dentre eles nas faculdades de medicina UNIFACIMED (Cacoal, RO), UNESC (Vilhena, Ji Paraná, Cacoal e Porto Velho, RO), UNIFASB (Barreiras, BA), que aumentaram a base de vagas de medicina da Companhia, que passou de 321 vagas anuais (incluindo vagas do PROUNI e FIES) para 567 vagas anuais, proporcionando um aumento significativo da participação do curso de Medicina nos resultados da Ser Educacional, além da aquisição da UNIJUAZEIRO (Juazeiro do Norte, CE), que aumentou a participação da Empresa na região do Cariri.
Além disso, as aquisições de Edtechs passaram a ganhar espaço nesse período, tendo sido a primeira aquisição desse segmento a da Beduka (www.beduka.com.br), seguida pela da Starline Tecnologia, controladora da ProvaFácil (www.provafacilnaweb.com.br) e da Delínea (www.delinea.com.br).
A Ser Educacional também realizou investimentos em sua vertical de medicina veterinária, com as aquisições do Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária, Cursos e Treinamento Ltda. – CDMV/ Clínica Veterinária CDMV Ltda. (Rio de Janeiro, RJ), e do Plantão Veterinário Hospital Ltda./ Pet Shop Kero Kolo Ltda. (Recife, PE), por meio de sua subsidiária Clínica Escola de Saúde Uninassau Ltda.
Ano 2020
A Ser Educacional seguiu inovando no ensino superior brasileiro adicionando serviços ao seu ecossistema, criando empresas dedicadas a ofertar serviços correlatos ao ensino superior, visando expandir seu relacionamento com alunos ao longo de sua carreira. Em 2021, criou a primeira fintech dedicada ao ensino superior brasileiro com a b.Uni (www.buni.digital) e a rede social profissional Peixe30 (peixe30.com), que tiveram seus lançamentos oficiais durante o primeiro trimestre de 2022.
Ano 2021
Ocorre a inauguração do hospital veterinário da rede DOK em Maceió (AL), que agora conta com 4 unidades com atendimento de alta complexidade.
Em janeiro de 2022, foi concluída a aquisição da UNIFAEL (Lapa/PR), anunciada em maio de 2021. A UNIFAEL, por sua vez, é uma instituição de ensino dedicada ao ensino digital (EAD) e que agregou mais de 87 mil alunos à base total da Companhia, aumentando significativamente a participação desse segmento nos resultados da Empresa.
A Peixe30 foi destaque em 2022, ultrapassando a marca de 400 mil usuários em menos de um ano de lançamento. Em 2022, foi destaque também o sólido crescimento da GoKursos e GoDigital.Edu, que passaram a ser marcas cada vez mais reconhecidas no mercado de cursos livres digitais.
Ano 2022
A Ser Educacional celebrou 20 anos de uma história dedicada à transformação social de seus alunos por meio do ensino superior de qualidade, em uma trajetória com avanços notáveis que simbolizam seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil.
Em complemento ao fato relevante divulgado em 30 de junho de 2022, a Companhia comunicou, após cumprimento das condições precedentes, a conclusão da aquisição da Sete de Setembro Ensino Superior Ltda., mantenedora do Centro Universitário Sete de Setembro – UNI7. Com mais de 20 anos de atuação no ensino superior brasileiro, a UNI7 é uma das instituições de ensino mais renomadas e tradicionais de Fortaleza. A instituição possui cerca de 1.600 alunos matriculados em seus cursos de graduação de Ensino Híbrido, com destaque para os cursos de Direito, Administração, Engenharias e Psicologia.
Também foi destaque a implantação da Ubíqua, método acadêmico inovador que combina metodologias ativas de ensino, baseada no modelo TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), calcado nas melhores práticas pedagógicas, alta tecnologia e flexível na combinação de conteúdos modernos, interativos e intuitivos.
Neste momento, a Ser Educacional torna-se a mantenedora de um portfólio de marcas relevantes: UNINASSAU, UNAMA, UNG, UNINORTE, UNIFAEL, UNIFASB, UNIFACIMED, UNESC e UNI7.
Outro destaque da empresa são as atividades de sustentabilidade nas áreas de cultura, esporte e ações socioambientais promovidas através de suas instituições e coordenadas pelo Instituto Ser Educacional, que acumula milhares de atendimentos sociais. Isso propiciou à UNINASSAU ter se tornado a única instituição brasileira a ter uma cadeira na ONU, graças a projetos inovadores como o Praia Sem Barreiras, Mães Esperança, Faculdade na Comunidade e outros, e a conquista do Catalyst Award 2023 na categoria “Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento” pelo projeto Novas Histórias, que oferece bolsas de estudos a distância para mães em privação de liberdade. Isso destaca o compromisso da Ser Educacional com as ações de sustentabilidade, indo além da oferta tradicional de ensino de qualidade.
Ano 2023
A Ser Educacional ampliou suas vagas em cursos de Medicina e lançou o Programa Ser Solidário, focando na expansão acadêmica e na redução de endividamento, além de ser reconhecida por suas iniciativas em diversidade, resultando na inclusão de suas ações na carteira do índice IDIVERSA B3, a partir de setembro de 2024. O IDIVERSA B3 tem como objetivo servir como um indicador de desempenho das ações de empresas que se destacam no Score de Diversidade, desenvolvido pela B3, promovendo boas práticas e avanços no mercado financeiro em relação à diversidade.
Ainda em 2024, a Companhia publicou seu Relatório de Transparência e Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens, apresentando dados significativos sobre o tema:
a) Em 80% das empresas controladas pela Companhia, com relatórios publicados, a população feminina é superior à masculina;
b) Em 60% das empresas com relatórios publicados, a população que se declara negra é maior do que a de não negros;
c) O salário contratual mediano (não pago) das mulheres é equivalente ou superior ao dos homens em 77% das empresas que publicaram relatórios. Quando se considera a remuneração média, incluindo descontos e acréscimos, esse percentual é de 70%.
Ano 2024
As marcas mais relevantes da Companhia são:
(i) no Nordeste, por meio da UNINASSAU, Faculdades UNINASSAU e Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7;
(ii) no Norte, por meio da Universidade da Amazônia – UNAMA, Universidade do Norte – UNINORTE e UNINASSAU;
(iii) no Centro-Oeste, por meio da UNINASSAU;
(iv) no Sudeste, com a Universidade de Guarulhos – UNG e UNINASSAU; e
(v) no Sul a UNIFAEL – Centro Universitário da Lapa.
Segue abaixo as marcas líderes em seus mercados-chave:
A Companhia procura estar perto de seu público-alvo. Assim, suas unidades de ensino presencial e Ensino Digital estão localizadas em pontos estratégicos nas principais regiões metropolitanas em que opera, especialmente em localidades que contam com alta demanda por ensino superior e que oferecem infraestrutura urbana adequada para atender os seus alunos, gerando uma maior percepção de valor ao público-alvo. No tocante ao ensino digital, além da localização estratégica dos polos, são privilegiadas as cidades com oferta precária de ensino presencial e maior renda per capita.
A Ser Educacional tem uma estratégia bem clara com o objetivo de manter a sua posição de liderança no mercado do Ensino Superior para as regiões do Norte e Nordeste e, também, tornar-se um player ainda mais relevante em outras regiões do País. Para tornar isso concreto, a companhia possui cinco pilares principais:
(i) crescimento orgânico presencial, com a criação de novos cursos de graduação em unidades já existentes, bem como o credenciamento de novas unidades;
(ii) crescimento orgânico por meio do ensino a distância, segmento que vem apresentando um grande potencial de crescimento e apresenta melhores margens;
(iii) credenciamento de novos cursos de medicina, por meio da aprovação de processos administrativos em curso junto ao MEC e participação nos chamamentos públicos para o programa mais médicos, bem como o desenvolvimento de oferta de cursos;
(iv) investimentos na melhoria da experiência dos alunos, expansão do ecossistema de educação continuada e tecnologias educacionais, desenvolvendo novas tecnologias educacionais e do modelo acadêmico da Companhia implantando melhores práticas pedagógicas e ferramentas de tecnologia para propiciar trilhas de aprendizados cada vez mais individualizadas e adaptativas para os alunos, bem como a criação de novos cursos em linha com as demandas do mercado de trabalho; e
(v) busca contínua de ganhos de eficiência e rentabilidade por meio do aumento da utilização do parque imobiliário locado, automação de processos e geração de sinergias entre negócios existentes, visando aumentar a geração de caixa e reduzir o endividamento financeiro.
Segue abaixo o organograma da companhia:
Segue abaixo como está a composição acionária da empresa:
A Ser Educacional é uma das grandes empresas do setor educacional do país. A empresa segue em constante crescimento. Sabemos da importância de conhecer uma empresa, mas tão importante quanto conhecer uma empresa como a Ser Educacional é saber também como está a saúde financeira da companhia e quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como indicadores P/L, DY, entre outros, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:
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