NTCO3

Nome da Empresa Natura CO Holding S.A.
CNPJ 32.785.497/0001-97
Ano de entrada na bolsa 2004
Quantidade de funcionários 14.800
Ano de fundação 1969

Descrição da Empresa

A Natura é uma multinacional brasileira líder em cuidados pessoais na América Latina, sendo referência em venda direta. A companhia possui operações em 14 países na América Latina e um modelo de negócios omnicanal, seus produtos podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras de beleza na região, via e-commerce, aplicativo, ou nas mais de 1.000 lojas. Isso permite que o cliente transite entre esses canais de forma fluida, com o mesmo atendimento, informações e histórico de compras, independentemente da plataforma utilizada.

Sede da Natura.

Além das marcas Natura e a Avon, conta com as plataformas financeira, Emana Pay, e de serviços de beleza e bem-estar, Bluma. Segue abaixo alguns números da Natura:

Números da Natura.

Segue abaixo um resumo dos destaques das marcas da Natura e Avon:

Resumo da Natura.

Resumo da Avon.

Um fato importante da Natura é que a empresa há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. Em 2014, tornou-se a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. É neutra em carbono desde 2007 e está comprometida a atingir emissões líquidas zero até 2030.

Segue abaixo um histórico completo da companhia:

  • Luiz Seabra funda a Natura e abre, no ano seguinte, uma loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo.

    Ano 1969

  • A venda direta é adotada como modelo de negócio, e a loja da Oscar Freire é fechada.

    Ano 1974

  • Lançada Sr. N, linha de produtos cosméticos para o público masculino.

    Ano 1979

  • Primeira incursão da Natura no mercado internacional, por meio de um distribuidor local no Chile.

    Ano 1982

  • De forma pioneira, a Natura começa a comercializar refis para produtos cosméticos.

    Ano 1983

  • É lançada a linha Chronos, produto inovador tanto em fórmulas quanto em conceito, valorizando a beleza da mulher em cada fase da vida.

    Ano 1986

  • A empresa atinge o marco de 50 mil Consultoras de Beleza.

    Ano 1989

  • É divulgada a Razão de Ser da Natura, o “Bem Estar Bem”.

    Ano 1992

  • Chega ao mercado a linha Mamãe e Bebê, com a proposta de fortalecer o vínculo entre mães e filhos.

    Ano 1993

  • Início das primeiras operações diretas no exterior, na Argentina e no Peru.

    Ano 1994

  • Estreia da linha Crer Para Ver, que tem o lucro revertido para ações de educação.

    Ano 1995

  • Lançamento de Kaiak, uma das fragrâncias recordistas de vendas da perfumaria mundial.

    Ano 1996

  • A partir do relacionamento com comunidades amazônicas, surge a linha Ekos, que incorpora ativos da biodiversidade brasileira às suas fórmulas.

    Ano 2000

  • Inaugurado o complexo de Cajamar (SP), que concentra fábricas, centro de pesquisa e escritórios em harmonia com a natureza.

    Ano 2001

  • Abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo.

    Ano 2004

  • Natura inicia operações fora da América Latina, com a abertura de uma loja em Paris. Surge o Natura Musical, plataforma de apoio à música brasileira.

    Ano 2005

  • Testes em animais em ingredientes e produtos são completamente eliminados e substituídos por métodos alternativos.

    Ano 2006

  • Início do Programa Carbono Neutro, com metas ambiciosas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa.

    Ano 2007

  • Ao completar 40 anos, a Natura chega à marca de 1 milhão de Consultoras.

    Ano 2009

  • Criação do Instituto Natura, que passa a administrar os recursos da linha Crer Para Ver, com o objetivo de aperfeiçoar a educação pública.

    Ano 2010

  • Lançamento do Programa Natura Amazônia, para direcionar investimentos para a região.

    Ano 2011

  • Natura começa o processo de aquisição da marca australiana Aesop, com a compra de 65% do negócio.

    Ano 2012

  • Inauguração do Ecoparque, em Benevides (PA), centro produtivo e de pesquisas baseado no conceito de simbiose industrial. Natura lança a Visão de Sustentabilidade 2050, com metas socioambientais de longo prazo, e se torna a primeira Empresa B de capital aberto.

    Ano 2014

  • Com a inauguração de uma loja em São Paulo, a Natura retorna ao varejo no Brasil. Conquista do controle total da Aesop, com a aquisição dos 35% restantes.

    Ano 2016

  • A Natura adquire a marca britânica The Body Shop e constitui o grupo que no ano seguinte seria batizado de Natura &Co.

    Ano 2017

  • Com a aquisição da Avon, Natura &Co se torna o quarto maior grupo empresarial do mundo focado na produção de cosméticos.

    Ano 2020

  • Início da integração comercial da Natura e da Avon na América Latina. Natura &Co vende a Aesop e a The Body Shop.

    Ano 2023

  • Natura lança seu Plano de Transição Climática, com metas ambiciosas de redução de emissões de carbono, rumo ao Net Zero.

    Ano 2024

  • Incorporação da Natura &Co Holding pela Natura Cosméticos.

    Ano 2025

A empresa é referência em sustentabilidade, todas suas operações são voltadas para o consumo sustentável e cuidados com a biodiversidade. A companhia possui um portfólio de produtos acessíveis com alta qualidade, lembrando que a Natura foi pioneira na oferta de produtos com possibilidade de refil. A companhia é referência no Brasil em práticas ESG e faz parte do ranking internacional de empresas sustentáveis.

Segue abaixo alguns dos produtos vendidos pela Natura:

Alguns produtos da Natura.

A Natura abriu seu capital na Bolsa de Valores em 2004, o que representou um marco no segmento de cosméticos. Após o IPO, a empresa manteve um alto valor no mercado acionário, mostrando a força da marca. Segue abaixo as marcas que fazem parte da Natura&CO:

Marcas  da Natura.

Após as aquisições, houve uma grande expectativa do mercado de que os resultados seriam rápidos. No entanto, os resultados não foram os esperados, tanto que ocorreram sucessivas quedas de desempenho, até chegar o prejuízo em 2016.
A Natura reagiu a isso através do aumento de eficiência interna, novas formas de canais de vendas e estruturação dos serviços on-line. Porém, o mercado achou que essas mudanças foram lentas em relação à concorrência. Por exemplo, o e-commerce da Natura só ficou disponível nacionalmente em 2015 e o projeto para inauguração de lojas físicas da marca começou apenas em 2016. No mesmo período, ampliou-se a linha de produtos para o varejo, especialmente farmácias, e as consultoras passaram por um processo de profissionalização em gestão e marketing.

A Aesop foi positiva para um maior crescimento das vendas on-line e alcance internacional. Já a The Body Shop focou mais no crescimento internacional, levando a companhia pra um alto patamar, ultrapassando grandes concorrentes como Unilever e Boticário no segmento de beleza e cuidados pessoais. Porém, neste período as dívidas pesaram um pouco. Mas a empresa continuou e adquiriu a Avon em 2020 e, assim, a Natura passa a ser a quarta maior companhia de cosméticos do mundo. A Avon tem forte presença na América do Norte, Europa, Oriente, África, Ásia, Pacífico e América Latina. No entanto, a companhia passava por dificuldades financeiras e com queda nas suas vendas nos últimos cinco anos em todas as suas operações.

Segue abaixo alguns dos produtos vendidos pela Avon:

Alguns produtos da Avon.

Após a pandemia, a companhia precisou melhorar ainda mais a sua rentabilidade, em vez de focar apenas no crescimento das vendas. Assim, em 2023 a empresa vendeu a marca Aesop para a L’Oréal pelo valor de US$ 2,58 bilhões (R$ 12,5 bi) e, logo em seguida, a The Body Shop por R$ 1,2 bilhão, que foi um valor bem abaixo do pago na aquisição.

A Natura fez grandes esforços para simplificar a suas operações e realizar a integração completa da marca Avon. No entanto, os ajustes da operação não ocorreram conforme planejado. Assim, em 2024, a Natura anunciou a intenção de vender a Avon International e a Avon América Central e República Dominicana, agora com o objetivo de focar nos mercados do Brasil e da América Hispânica

A unificação das operações e estrutura comercial da Natura e da Avon aumentou a quantidade de produtos da empresa, oferecendo condições comerciais mais atrativas para alavancar as vendas e fidelizar clientes. A integração das empresas continuou em 2024 na América Latina, com evoluções do processo no Brasil, Peru, Colômbia, Chile e Equador. Presume-se que ocorra a conclusão em 2025, com a continuidade da integração na Argentina e no México.

A Natura, continuando seu processo de reestruturação, alterou seu nome de Natura & Co (NTCO3) para Natura (NATU3) em Julho de 2025, simplificando assim sua estrutura corporativa após incorporar a Holding Natura &Co pela Natura Cosméticos.

Segue abaixo como está a estrutura acionária da companhia:

Estrutura Acionária da Natura.

As ações dos Administradores são provenientes para o Conselho de Administração e Diretoria Estatutária. Entre os maiores acionistas da companhia, segue abaixo a relação daqueles que possuem mais de 5% do total de ações:

Maiores Acionistas da Natura.

A Natura é uma das maiores empresas mundiais na fabricação e comercialização de produtos para cuidados pessoais. Sabemos da importância de conhecer uma empresa, mas tão importante quanto conhecer uma empresa como a Natura é saber também como está a saúde financeira da companhia e quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como indicadores P/L, DY, entre outros, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:

Análise Fundamentalista e Técnica - Natura