A Grendene tem sua fundação no ano de 1971 pelos irmãos Alexandre e Pedro Grendene Bartelle, em Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Uma das suas características é possuir a sua própria tecnologia na produção de calçados.
A companhia possui marcas de muito sucesso como Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Grendene Kids e Pega Forte. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil.
A empresa tem capacidade de fabricar 250 milhões de pares por ano através das suas cinco unidades industriais, compostas por 10 fábricas de calçados, matrizaria e fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados. Além disso, a Grendene possui uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior. As vendas dos seus produtos são realizadas por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e subsidiárias. Atualmente, seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país, além de uma área de vendas separada e distribuição seletiva para a marca Melissa. A Companhia conta ainda com duas lojas conceituais: "Galeria Melissa" e "Rider Spaces" em São Paulo, além de uma rede de franquias "Clube Melissa".
A empresa tem uma tecnologia própria e exclusiva para produzir calçados, que ocorre através da injeção de termoplástico. Esse processo aproveita o máximo possível do material com precisão e agilidade. Assim, temos uma produção mais econômica, rápida, diferenciada e de qualidade. Dessa forma, os principais custos da companhia são relativos às despesas com pessoal e com vendas.
Segue abaixo alguns números da Grendene:
A história da Grendene tem início com a produção de embalagens plásticas para garrafões de vinho, que substituiu o vime. Depois em 1976, a empresa já fabricava peças de plástico para máquinas e implementos agrícolas, além também de alguns componentes para calçados, como solados e saltos, sendo então a primeira a utilizar poliamida (nylon) como matéria-prima de fabricação. Três anos depois, em 1979, surge o grande ícone da empresa, a Melissa. O surgimento se deu através de Pedro Grendene que teve a ideia após observar as sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa. Assim, nasceu a Melissa Aranha, muito mais que um calçado de plástico injetado (modelo que demora 26 segundos para ser fabricado, confeccionada em PVC). Foi criada uma marca que virou símbolo fashion.
O sucesso da Melissa foi enorme, vendendo mais de 25 milhões de pares no primeiro ano de fabricação. Grande parte do sucesso da marca veio através do merchandising na novela de maior sucesso da época, “Dancing Days”, nos pés da Sônia Braga, um ícone do cinema nacional, sendo a Grendene pioneira no uso deste tipo de estratégia comercial. Segue abaixo alguns modelos:
A partir de 1983, a Grendene fez parceria com grandes designers mundiais e desenvolveu a linha kids, a Melissinha. A empresa também lançou outras linhas, como a Rider, Ipanema, entre outras.
Segue abaixo um histórico completo da Grendene:
Atenta às possibilidades do plástico, a Grendene começou a produzir telas para os garrafões de vinho produzidos na Serra Gaúcha, em substituição às peças feitas em vime.
Ano 1971
Iniciou a fabricação de peças de plástico para máquinas e implementos agrícolas e, em seguida, de componentes para calçados (como solados e saltos). A Grendene foi pioneira na utilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação desses componentes. Assim, começava a dar os primeiros passos em direção à sua vocação fashion.
Ano 1976
Observando as sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, Pedro Grendene Bartelle teve a ideia que revolucionou a empresa e a moda: nascia a Melissa Aranha. Muito mais que um calçado de plástico injetado, a marca virou símbolo fashion.
Ano 1979
Inaugurou em Carlos Barbosa, no Estado do Rio Grande do Sul, a matrizaria para produzir os moldes (matrizes) para a fabricação de calçados de plástico.
Anos 1980
As parcerias de sucesso da Melissa com os grandes designers mundiais começaram neste ano, com as invenções de Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth De Seneville.
Ano 1983
A Grendene ganhou os pés das meninas quando foi lançada a Melissinha. Desde então, a linha Kids da Companhia não parou mais de crescer e inovar.
Ano 1984
Com design diferenciado e priorizando o conforto, a Grendene lança a linha Rider, direcionada ao público masculino. Além disso, sob o guarda-chuva da marca Grendene Kids, a linha infantil passa a vender produtos através de contratos de licenciamento, utilizando grifes, nomes de apresentadoras, cantoras, artistas, personagens de desenho animado e do universo infanto juvenil.
Ano 1986
Instalação em Fortaleza da primeira unidade fabril no Estado do Ceará.
Ano 1990
Inauguração da fábrica em Sobral, também no Estado do Ceará.
Ano 1993
Buscando atingir a uma parcela do público feminino, é lançada a marca Grendha. À frente dos lançamentos, celebridades como a cantora baiana Ivete Sangalo.
Ano 1994
Início do reposicionamento da marca Melissa. Depois de dois anos sem lançamentos, a Melissa inova mais uma vez e traz a top model Claudia Schiffer ao Brasil para desfilar os novos modelos da marca.
Ano 1996
Início das operações da terceira unidade localizada no Ceará, no município de Crato.
Ano 1997
A Grendene cria uma divisão para cuidar da marca Melissa e entra nos anos 2000 como ícone da moda.
Ano 1998
Para entrar de vez na linha praia, a Grendene lança a marca Ipanema. Com chinelos femininos e masculinos a preços competitivos.
Ano 2001
Iniciou a parceria da marca Ipanema da Grendene com a übber Model Gisele Bündchen – surge a Ipanema GB. Neste mesmo ano, a Melissa estreou na São Paulo Fashion Week.
Ano 2002
Iniciam os trabalhos de reestruturação societária como parte da preparação da abertura de capital da Companhia. A Melissa ganha também um novo design by Alexandre Herchcovitch. Além disso, Sommer e Cavalera na São Paulo Fashion Week e temos as vitrines de lojas-conceito, como a Colette, em Paris, e a Dover Street Market, em Londres.
Ano 2003
Abertura do capital da Grendene, em 29 de outubro, que passou a ter ações ordinárias negociadas no Novo Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (São Paulo).
Ano 2004
Inauguração da Galeria Melissa, na Rua Oscar Freire, um dos endereços mais valorizados de São Paulo. Nesse ano a Melissa comemorou os seus 25 anos (1979-2004) com uma exposição denominada Plasticorama, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e com o relançamento da Melissa Aranha. É criada também a Academia Grendene com o objetivo de ser o primeiro projeto corporativo de Desenvolvimento de Pessoas na Grendene.
Ano 2005
Fechamento de contrato internacional com a übber model Gisele Bündchen para vender a linha Ipanema GB no Exterior. Neste ano, a Grendene conquista pelo segundo ano consecutivo o título de "Fornecedor do Ano da Wal-Mart" na área de calçados. Entre os critérios para a escolha de fornecedor do ano estão: qualidade dos produtos, entregas, serviços pré e pós venda.
Ano 2006
Instalação de uma nova unidade industrial a MHL Calçados Ltda na cidade de Teixeira de Freitas – BA.
Ano 2007
Melissa dá mais um passo na consolidação da marca na moda e no mundo. Uma parceria inédita marca a história da Melissa e da grande dama da moda britânica, Vivienne Westwood e com a arquiteta iraquiana Zaha Hadid. Além disso, fortalecendo o seu plano de expansão internacional e com a presença de Gisele Bündchen, a Grendene lança a linha Ipanema G2B, em Berlim. É realizado também o lançamento da marca Zaxy.
Ano 2008
É divulgado o Código de Conduta Ética da Grendene. Neste ano, a companhia supera a marca histórica de 150 milhões de pares produzidos inteiramente no Brasil. Além disso, a marca Rider passa a ter novo posicionamento e é lançada uma nova marca masculina – Cartago. Por fim, a Melissa comemorou 30 anos com a exposição de 30 pares históricos de seu acervo no SPFW, lançou o perfume Melissa e a Revista Plastic Dreams.
Ano 2009
A Grendene optou pela aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) já em suas Demonstrações Financeiras Consolidadas relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2009, sendo a data de transição 1º de janeiro de 2008. Além disso, ocorre a publicação do Museu de design de Londres que traz três menções a modelos brasileiros, sendo duas sandálias Melissa. Um dos modelos é criação da subversiva estilista inglesa Vivian Westwood, e outro assinado pela arquiteta iraniana ganhadora do Nobel de arquitetura, Zaha Hadid.
Ano 2010
A Grendene comemorou 40 anos de fundação e anunciou uma nova política de distribuição de dividendos. Além disso, ocorre a instalação do Conselho Fiscal da Companhia e a criação do Departamento de Desenvolvimento Sustentável.
Ano 2011
Ocorre a inauguração da Galeria Melissa, em Nova York, e a Grendene comemora pelo 10º ano a liderança nos pares exportados pelo Brasil. A Grendene também foi reconhecida como melhor licenciada Mattel do mundo e recebeu o prêmio "Best Overall License 2012" – Melhor Licenciado Mundial, concedido pela Cartoon Network. Além disso, a Grendene recebeu pelo 5º ano consecutivo, o Prêmio "Campeãs da Inovação" - Revista AMANHÃ no segmento couro e calçados. Também ocorre a assinatura do memorando de entendimentos entre Grendene & Jelly. Por fim, as franquias Melissa antiga Jelly mudaram a fachada e receberam novo nome: Clube Melissa.
Ano 2012
Nova fábrica em Sobral amplia a capacidade de produção para 250 milhões de pares de calçados/ano. Temos o lançamento da coleção Melissa + Karl Lagerfeld na Galeria Melissa NY que contou com a presença de Karl Lagerfeld e da modelo Cara Delevingne. Ocorre também a inauguração do Refúgio Ipanema, pop up store da marca na famosa Rua das Pedras em Búzios. Por fim, a Grendene anunciou a locação de um espaço no coração de Covent Garden, em Londres, para instalação da próxima Galeria Melissa. A inauguração prevista para 2014 consolida a marca como criadora de tendências e ícone de moda. Após Londres a próxima Galeria Melissa será na Ásia.
Ano 2013
A Casa Ipanema abriu as portas do espaço de convivência da marca com seus clientes, no Rio de Janeiro. Neste ano, ocorreu a inauguração do Showroom Melissa próximo à Via Tortona, em Milão e a inauguração da Galeria Melissa em Londres localizada no coração de Covent Garden. Por fim, a Grendene recebeu a Certificação de Fornecedores pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil). A única empresa de calçados a receber esse certificado.
Ano 2014
Galeria Melissa SP, a primeira Loja conceito celebrou uma década. A Grendene também recebeu do If Desig Award 2015 a premiação por 4 projetos: Melissa One by One na categoria Produto, Galeria Melissa Nova Iorque, Casa Ipanema e Convenção Eat My Melissa na categoria Arquitetura e Interiores. Por fim, a Grendene conquistou o 22º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Gestão Ambiental - Troféu Onda Verde com o projeto Gestão das Águas – Tratamento e Reuso nas Operações.
Ano 2015
Pelo segundo ano consecutivo, a Grendene conquistou o selo If Design Award na categoria arquitetura e interiores com o projeto da Galeria Melissa Londres. Já o Clube Melissa conquistou o Selo de Excelência em Franchising emitido pela Associação Brasileira de Franchising. Esta é a quarta vez que o Clube Melissa conquista o Selo. Além disso, em 2015 a companhia ultrapassou as 200 lojas e a Rider comemorou 30 anos com o relançamento de seu modelo clássico. Por fim, a Sandália Ipanema celebrou seus 15 anos na Casa Ipanema com a retrospectiva "15 anos de Bossa".
Ano 2016
Galeria Melissa NY reabriu em novo endereço, Broadway 500, Soho.
Ano 2017
O Clube Melissa conquistou o Selo de Excelência em Franchising emitido pela Associação Brasileira de Franchising, a Grendene foi reconhecida com o prêmio Valor 1000, ficando em 1º lugar na categoria têxtil, couro e vestuário, além da Grendene conquistar também o prêmio Estadão Empresas Mais 2018 no setor Têxtil e Vestuário. Além disso, para celebrar os 15 anos de parceria, a Melissa e os Irmãos Campana lançaram uma collab exclusiva, que contou com a inédita participação da ONG Arrastão. O lançamento aconteceu em 13 de novembro, na Galeria Melissa de São Paulo. Por fim, a Grendene recebeu o prêmio Outsystems Innovation Awards | Next Step 2018 na categoria de "Transformação Empresarial". A premiação baseia-se em uma série de critérios desenvolvidos pelo mercado internacional. O diferencial de avaliação é o reconhecimento que foca no princípio da inovação das maiores empresas do mundo.
Ano 2018
Ocorreu a criação do Comitê de Investimentos e a comemoração dos 40 anos da Melissa. Também ocorre as Certificações de Sustentabilidade – Os calçados da Grendene estão registrados com o selo Vegan e a linha de calçados Ipanema certificada pelo selo Biobased. Além disso, a Melissa aproveitou a celebração, no dia 15 de outubro, do Dia do Consumo Consciente no Brasil, para intensificar a construção de diálogo com o consumidor marcando a data como ponto de partida sobre a sua jornada de sustentabilidade. Além disso, a marca Grendha, para celebrar os 17 anos de parceria com Ivete Sangalo, lançou a campanha “Descubra a força de suas raízes”. Por fim, a Galeria Melissa São Paulo recebeu o prêmio Inovação em Design no Varejo, na categoria Visual Merchandising. O prêmio é organizado pela GS&MD e coordenado pelo RDI e pela ABIESV. Neste ano, a Melissa iniciou também, no primeiro semestre de 2019, o seu projeto de Omnichannel.
Ano 2019
Ocorre o lançamento do Bergamotta Lab, um laboratório de inovação para criar e testar soluções que aproximem pessoas e negócios de forma sustentável. Também é criada a Divisão de Digital e-commerce, iniciando o processo de transformação digital da companhia.
Ano 2020
Constituição da joint venture “Grendene Global Brands” com sede no Reino Unido, visando à distribuição e comercialização dos produtos da Grendene no mercado internacional. Os primeiros destinos: Estados Unidos, Canadá, China e Hong Kong. A participação da Grendene na joint venture é de 49,9%. Além disso, a Rider recriou seus modelos clássicos para comemorar os 35 anos da marca. Os produtos fazem parte do programa Rider R4, uma iniciativa que busca reforçar o compromisso da marca com a sustentabilidade.
Ano 2021
Ocorre a internalização das atividades de gestão da rede de lojas Clube Melissa e também o Licenciamento da marca Melissa para a produção e comercialização de calçados esportivos, ampliando assim a diversificação do portfólio de produtos da marca.
Ano 2022
Ocorre a assinatura do contrato de autoprodução de energia com empresas do grupo Comerc, garantindo um fornecimento sustentável de 10 MW médios por 20 anos. Além disso, a Zaxy celebrou seu 15º aniversário com o lançamento da coleção de bolsas Zaxy e a reintrodução de clássicos como a Zaxy Partner e a Zaxy Pop Up.
Ano 2023
Lançamento do novo e-commerce - Loja Grendene. A plataforma foi projetada para simplificar e aprimorar a experiência de compra online dos nossos clientes. Em um único site é possível encontrar as marcas: Rider, Zaxy, Cartago, Grendene Kids, Ipanema, Grendha e Azaleia.
Ano 2024
Segue abaixo mais informações sobre cada uma das marcas da Grendene:
- Melissa: Lançada em 1979, a Melissa nasceu com base nos pilares de moda, arte e design. Seu primeiro modelo, a Melissa Aranha, foi inspirada na sandália de pescadores da Riviera Francesa e logo ganhou o gosto nacional e global. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, já trabalhou com grandes nomes mundiais como Karl Lagerfeld, Vivienne Westwood, Marc Jacobs Viktor&Rolf e Jean Paul Gaultier.
- Rider: Criada em 1986, a Rider rapidamente viu seus produtos de design inovador se tornarem um sucesso no Brasil e no mundo. Com quase 40 anos de história, a Rider se conecta a diferentes gerações e aos movimentos contemporâneos mais relevantes.
- Ipanema: Marca da Grendene desde 2001, a Ipanema de alma praiana e cosmopolita, acompanha e se adapta aos diferentes estilos de vida. Tendo como base os pilares da moda, música, arte e bem estar, a Ipanema veste a diversidade das mulheres transformadoras em suas mais diferentes situações e lugares.
- Grendene Kids: A Grendene Kids foi criada em 1999, sendo hub com mais de 30 marcas licenciadas que desenvolve calçados com os personagens preferidos das crianças.
- Grendha: Com 30 anos de história, a Grendha nasceu em 1994 com o propósito de apoiar no dia a dia e reconhecer a força de mulheres que estão construindo uma jornada coletiva de independência e liberdade. A marca entrega produtos práticos e versáteis que aliam beleza e segurança para estar junto na correria de todo dia.
- Zaxy: Desde 2008 a Zaxy é inspirada por um lifestyle jovem e conectado com as tendências. A marca apresenta diversos estilos de sandálias, slides, flatforms e papetes, ressaltando a criatividade que nasce da rua, em uma moda múltipla, espontânea e que pertence a todas.
- Cartago: Criada em 2009, a Cartago chegou para inspirar e conectar as pessoas por meio das relações, do bem-estar e do acesso à moda, valorizando o conforto e a sustentabilidade, por meio do universo casual.
- Pega Forte: Os produtos têm qualidade assegurada desde a matéria-prima até o acabamento final. Os produtos Pega Forte atendem demandas dos mais variados segmentos, como: indústrias de alimentos, frigoríficos, fabricantes de bebidas, cozinhas industriais, construção civil, mineradoras, siderúrgicas, metalúrgicas, hospitais e laboratórios.
Já as marcas de terceiros e os licenciamentos atendem à Azaleia, Mormaii, Disney, Mattel, Warner, Marvel, Maurício de Souza, Universal, Nintendo, Viacom, entre outras.
A Grendene também se preocupa com a parte da sustentabilidade em todos os produtos, como o registro na Vegan Society, e também com a sustentabilidade em todo processo de produção que é feita com 100% de energia renovável, composição reciclável e livre de substâncias perigosas e restritas. Diversos pilares são observados no momento da criação dos produtos, entre eles:
A Grendene lançou 9 modelos de produtos de menor impacto, entre eles a Melissa Velvet, com acabamento de algodão reciclado, proveniente de resíduos da indústria têxtil. A Rider também lançou produtos com uma composição de 30% de materiais reciclados e com EVA de, no mínimo, 25% de material renovável, originado a partir da cana-de-açúcar (biobased) certificado pela USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Além disso, a Grendene usa tinta à base d’água e EVA de cana-de-açúcar.
Além da avaliação dos fornecedores, uma das frentes do Departamento de Desenvolvimento e Qualidade de Materiais, juntamente com a Divisão de Desenvolvimento Sustentável da empresa é a busca por matérias-primas sustentáveis e de menor impacto. Segue abaixo alguns desses materiais:
O capital social atual da Companhia é representado por 902.160.000 ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal. Segue abaixo a estrutura societária da companhia:
O gráfico abaixo mostra como está a composição da estrutura societária:
A Grendene é uma companhia de capital aberto desde 2004, com ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores (B3), adotando assim os mais altos padrões de Governança Corporativa.
Como principais concorrentes, temos grandes empresas nacionais também listadas na Bolsa de Valores, como Alpargatas (ALPA4), Azzas 2154 (AZZA3) e Vulcabras (VULC3). Além da China, país que é considerado o maior produtor mundial de calçados e maior exportador do mundo.
A Grendene é uma das maiores fabricantes de calçados do mundo, sendo uma das grandes empresas do país. Sabemos da importância de conhecer uma empresa, mas tão importante quanto conhecer uma empresa como a Grendene é saber também como está a saúde financeira da companhia e quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como indicadores P/L, DY, entre outros, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:
Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
Décio Bazin conta neste livro diversas histórias da Bolsa e como ele conseguiu vencer no mercado acionário.
Aprenda neste livro a estratégia do maior investidor do mundo na atualidade.