DXCO3

Nome da Empresa Dexco
CNPJ 97.837.181/0001-47
Ano de entrada na bolsa 2007
Quantidade de funcionários 10.738
Ano de fundação 1962

Descrição da Empresa

A Dexco é uma empresa brasileira que tem seu capital aberto na Bolsa de Valores desde 1951. Ela é a maior produtora painéis de madeira industrializada do Brasil, líder de mercado na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul e uma das líderes do segmento de revestimentos cerâmicos no país.
Desde 2009 a Dexco está no Novo Mercado, que é um segmento especial de listagem que reúne empresas com altos padrões de governança corporativa, exigindo assim práticas adicionais às exigidas pela legislação brasileira, visando maior transparência e proteção aos investidores. Além disso, desde 2008, faz parte da carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), garantindo o nosso compromisso também com os temas relacionados a meio ambiente e responsabilidade social.

Galpão da Dexco.

No ano de 2021 a Dexco completou 7 décadas de atuação, sendo uma empresa ainda mais moderna e mais próxima dos consumidores. Atualmente, a companhia possui as seguintes marcas: Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa, Durafloor. A Dexco oferece soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar.

Hall de entrada da Dexco.

Segue abaixo o histórico da Dexco até os dias atuais:

  • Pioneirismo em Chapas, MDF, MDP, Metais com Liderança de Mercado e Reputação em Qualidade e Solidez; Fusão com a SATIPEL.

    Ano 1951 até 2009

  • Aquisição da Unidade da Colômbia, Nova cultura de acionistas e Início da Transformação cultural; Entrada no negócio de chuveiros elétricos; Encerramento das operações na Argentina; Crescimento das operações de painéis; Implantação de Sistema de Gestão Robusto (Sistema de Gestão Duratex).

    Ano 2010 até 2014

  • Novo propósito com "Soluções para Melhor Viver"; Consolidação no negócio de chuveiros elétricos; Investimentos em startups e a aquisição da Viva Decora; Terceiro negócio da companhia com Revestimentos Cerâmicos e aquisição da Ceusa; Primeira publicação de compromissos relacionados à Sustentabilidade.

    Ano 2015 até 2017

  • Venda das operações de chapas de fibra de madeira e de ativos florestais; Aquisição da Cecrisa e consolidação no mercado de Revestimentos Cerâmicos; Criação da LD Celulose e o quatro negócio: celulose solúvel; Fechamento da unidade de painéis de Botucatu/SP e reabertura da unidade de Itapetininga/SP; Encerramento da unidade de Louças em São Leopoldo/RS.

    Ano 2018 até 2019

  • Momentos de tensão com fechamento de fábricas e lockdown; Resultados recordes e mais uma reviravolta para a história da Dexco; Início da construção da planta da LD Celulose.

    Anos 2020

  • Mudança da marca corporativa; Um novo ciclo de investimentos para todos os negócios da Companhia; DX Ventures e a aproximação com Novos negócios; Nova Estratégia de Sustentabilidade; Novo patamar de resultados financeiros.

    Ano 2021

  • Início das operações da LD Celulose; Diversificação de portfólio: Aquisição da Castelatto; Fechamento da unidade de Revestimento em Urussanga/SC (RC3); Desafios operacionais em Louças, Metais e Revestimentos.

    Ano 2022

  • Mudança no Comitê Executivo; Performance florestal sustentando resultados; Revisão da Estratégia de Sustentabilidade; Fechamento da unidade de Louças em Queimados/RJ e de painéis em Manizales, na Colômbia; Suspensão da operação de Revestimentos Cerâmicos em Criciúma/SC (RC2).

    Ano 2023

  • Casa Dexco: entrada no Varejo e avanço na jornada do consumidor; Condução do processo de Sucessão do CEO pelo Conselho de Administração; Anúncio da saída do segmento de torneiras e chuveiros elétricos; Divisão Madeira sustentando resultados; Fim das obras da nova fábrica de Revestimentos em Botucatu (SP), maior projeto do Ciclo de Investimentos iniciado em 2021.

    Ano 2024

Segue abaixo os negócios da Dexco:
-Madeira: Atua na produção e comercialização de painéis MDP e MDF sob a marca Duratex, a qual foi reconhecida ao longo de toda sua história, além de pisos laminados e vinílicos, com a marca Durafloor. Englobando ainda o segmento Florestal, no qual possui mais de 140 mil hectares de terra e cultiva eucalipto usando a mais avançada tecnologia, a Companhia detém as melhores práticas de manejo para a conservação de áreas nativas. A Dexco conta ainda com três fábricas de painéis na Colômbia.
-Revestimentos: Produz e comercializa revestimentos para piso e parede e telhas utilizando as marcas Ceusa e Portinari, que são destaque no mercado nacional por seus atributos de inovação, qualidade e tecnologia de ponta. Ao final de 2021, a Dexco comunicou a aquisição de sua nova marca, a Castelatto, líder no segmento premium de pisos e revestimentos de concreto arquitetônico, contribuindo com soluções inovadoras e estilos únicos que a Dexco busca oferecer para seus clientes e consumidores poderem, cada vez mais, viver ambientes.
-Metais e Louças: Produz e comercializa louças, metais, chuveiros e torneiras elétricas sob as marcas Deca e Hydra.
-LD Celulose: Em 2019 a Dexco firmou parceria com a austríaca Lenzing AG para criar a joint venture chamada LD Celulose para a produção de Celulose Solúvel. A fábrica, construída no Triângulo Mineiro (MG), tem capacidade de fabricação de 500 mil toneladas por ano e teve suas operações iniciadas em abril de 2022. A celulose solúvel é utilizada na produção de fibras de viscose, modal e liocel, e pode estar na produção de roupas, calçados, produtos de higiene e beleza, vernizes, esmaltes, pneus, cápsulas de remédios, alimentos, como iogurtes e sorvetes, e telas de LCD. A produção é toda direcionada para consumo da Lenzing.

A Dexco é formada pela associação entre a Duratex S.A. (antiga denominação social da Companhia) e da Satipel Industrial S.A, operação ratificada em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 31.08.2009. O controle é detido pelos Blocos Itaúsa (Itaúsa –S.A. e membros das Famílias Setubal e Villela) e Seibel (membros da Família Seibel), com participações respectivas de 40,8% e 20,4% no capital social. Segue abaixo a estrutura acionário da companhia:

Estrutura acionária da Dexco.

A Dexco possui atualmente 23 unidades, sendo 15 fábricas no Brasil e 3 fábricas na Colômbia, além de mais 5 unidades florestais. Um diferencial da empresa é que ela possui um processo de produção verticalizado, onde 90% das áreas florestais são próprias e localizadas próximas às suas fábricas, permitindo um maior controle dos seus custos. Toda madeira utilizada na produção é proveniente de atividades de reflorestamento. Além disso, a Dexco também adota iniciativas de reaproveitamento de materiais, como a utilização de biomassa para aquecimento das caldeiras. Desde 2018, a companhia faz investimentos em florestas para garantir o abastecimento de suas fábricas de painéis, cuja ocupação supera 80% desde 2021.

A companhia também possui um fundo para investimentos em start-ups e scale-ups, a DX Ventures. Algumas das principais empresas investidas destaca-se a Urbem, que faz a produção de madeira engenheirada utilizando pinus como matéria-prima e a Noah Wood Building Design, que é focada em construção civil sustentável, com uso de madeira engenheirada em processo industrializado.

A Dexco é uma empresa com longa data no mercado brasileiro e na Bolsa de Valores, sendo uma empresa extremamente robusta. Sabemos da importância de conhecer uma empresa, mas tão importante quanto conhecer uma empresa como a Dexco é saber também como está a saúde financeira da companhia e quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como indicadores P/L, DY, entre outros, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:

Análise Fundamentalista e Técnica - Dexco