Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
Fundação da companhia no estado de São Paulo.
| Nome da Empresa | Movida Participações S.A. |
| CNPJ | 21.314.559/0001-66 |
| Ano de entrada na bolsa | 2016 |
| Quantidade de funcionários | 3.780 |
| Ano de fundação | 2014 |
A Movida é uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil em tamanho de frota e receita entre as companhias abertas do setor no país. Este mercado é bastante concentrado com a Localiza liderando o mercado com aproximadamente 55%, a Movida aparece em segundo lugar e as demais locadoras com 32% a 33%, representadas por milhares de pequenas empresas. A Movida conta com cerca de 6.831 funcionários com um quadro bastante diverso, sendo que 41,2% são mulheres e 46,4% são pretos e pardos.
Em dezembro de 2014, por meio de uma reestruturação da holding SIMPAR — grupo com o mais amplo portfólio de serviços logísticos do país —, a Movida consolidou todas as atividades de “rent a car” e de gestão e terceirização de frotas do grupo.
As atividades da companhia estão divididas em dois segmentos principais:
-Segmento de locação de veículos (“rent a car” ou RAC): Tem como objetivo o aluguel de carros através de agências localizadas em aeroportos e outros locais, podendo ser realizados por pessoas físicas, motoristas de aplicativos ou seguradoras e montadoras que oferecem carros de reposição para os clientes.
-Segmento de gestão e terceirização de frotas (GTF): Tem como objetivo o aluguel de frotas para pessoas jurídicas com base em contratos de longo prazo, de acordo com as necessidades e solicitações do cliente.
-Segmento de seminovos: Tem como objetivo a comercialização de veículos anteriormente utilizados nas operações de locação.
Uma vantagem do setor de locadoras é a isenção da cobrança do ICMS nas operações de revenda de veículos, já que a atividade-fim principal é de locação. Logo, os ativos são adquiridos como bens do imobilizado, não ocorrendo, portanto, incidência de ICMS.
A participação de cada um dos setores na receita da Movida é divida em: Segmento de Aluguel de carros com cerca de 23,5% da receita total da empresa, o Segmento de Gestão e Terceirização de automóveis correspondeu a cerca de 28% e a comercialização de Seminovos com 47% da receita total.
A companhia busca sempre atuar com uma frota de veículos de qualidade, em excelente estado de conservação e com baixa quilometragem. Por isso, a empresa mantém um processo contínuo de renovação da sua frota operacional, realizando a desmobilização de veículos a partir de doze meses após sua aquisição, promovendo a venda desses seminovos por meio de pontos próprios — principalmente sob a marca Movida Seminovos — com uma ampla variedade de marcas e modelos.
Entre os pontos fortes da Movida destacam-se a sua frota jovem, com idade média dos carros inferior à de concorrentes; a inovação digital que conta com uma forte presença em reservas online e aplicativos; uma diversificação além da locação tradicional, atuando em gestão de frotas e venda de seminovos; além de crescimento acima da média do setor nos últimos anos. Já entre os desafios destacam-se a concorrência da Localiza, que se destaca como uma empresa bastante consolidada no mercado e com milhares de pequenas locadoras que atendem em nichos regionais, além também dos altos custos de financiamento e manutenção da frota.
Em março de 2025, a Movida contava com uma frota total de 268 mil carros e uma extensa rede de atendimento, com pontos estrategicamente localizados em todos os estados e no Distrito Federal. Na mesma data, a operação de RAC contava com 261 pontos de atendimento, e a rede de Seminovos possuía 93 pontos de venda próprios. No mapa abaixo podemos observar a distribuição geográfica dos pontos de atendimento da Companhia:
Segue abaixo um histórico completo da companhia:
Fundação da companhia no estado de São Paulo.
A Movida conta com 29 pontos de atendimento e 2.400 carros, além de garantir quilometragem grátis em tarifas diárias.
Aquisição da JSL e inauguração do Movida Transparência, que realiza a divulgação das despesas de locação.
A Movida conta com 82 pontos de atendimento e 36.875 carros, além de inaugurar o seu Programa de Diminuição de Emissão de Carbono.
A empresa é eleita como o segundo maior player do Brasil e possui 179 lojas no portfólio e 52.723 carros. Entre as inovações a empresa conta com o App Movida disponível em todas plataformas, a Movida Express que permite retirada e devolução na área VIP do estacionamento do Aeroporto de Congonhas, Tablets para devoluções rápidas e conexão Wi-Fi 4G disponível em todos os veículos.
A Movida conta com 242 pontos de atendimento e 64.223 carros. A empresa continua crescendo e se consolidando por meio de parcerias, expansão e maior eficiência operacional.
A Movida conta com 241 pontos de atendimento e 75.860 carros. Entre os focos de execução, a companhia faz a Abertura de Capital no Segmento Novo Mercado de Governança Corporativa, inaugura a Movida Premium para operação de carros de luxo com serviço diferenciado e lança o programa Pré-Pagamento.
A Movida conta com 250 pontos de atendimento e 92.875 carros. A companhia cria a i-move, transformando a Movida na única plataforma multimodal de mobilidade no Brasil com oferta de bicicletas elétricas e trikkes.
A Movida conta com 258 pontos de atendimento e 109.661 carros. A companhia realiza seu primeiro follow-on e lança a plataforma Web Chekin.
A Movida conta com 264 pontos de atendimento e 118.285 carros. Neste ano a empresa também inaugura um novo ciclo através da sua reorganização societária com a Simpar. Também temos a inauguração da Movida 0km.
A Movida conta com 285 pontos de atendimento e 186.974 carros. Além disso, a companhia incorpora a CS Frotas e faz a emissão de U$$800 milhões em Bonds americanos.
Segue abaixo como está a estrutura societária da Movida:
Abaixo podemos ver como está a divisão de ações da companhia, sendo que a Simpar é a controladora:
Assim, a Movida faz parte de um dos maiores grupos logísticos do país, a SIMPAR (antigo Grupo JSL), que hoje detém 59,4% das suas ações. Já em livre circulação (free float) são 38,30%.
Como parte da sua forma de gerir os negócios, a Movida alinha a sua estratégia de sustentabilidade às melhores práticas nacionais e internacionais por meio de compromissos públicos, participação em índices e investindo em parcerias com instituições que são referência de sustentabilidade no Brasil e no mundo. Desde 2020, a Movida é signatária do Pacto Global, da ONU, com participação no Movimento Ambição Net Zero e na Plataforma de Ação pelo Clima, e, desde 2022, a passou a integrar a estratégia Ambição 2030, com foco em reduzir as suas emissões de dióxido de carbono (CO2). Há quatro anos, a Movida também participa do Corporate Sustainability Assessment (CSA), questionário que analisa as práticas sustentáveis de empresas ao redor do mundo, no qual a companhia, em 2024, alcançou 61 pontos de um total de 100 e foi posicionada como a 2ª empresa da América Latina mais bem avaliada no Sustainability Yearbook 2025 dentro do segmento Transporte e Infraestrutura. Já no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), a Movida é a única empresa do setor a integrar a carteira e também faz parte do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), que reúne empresas que se destacam na gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A companhia possui uma agenda de sustentabilidade, conforme abaixo: