A Klabin é uma empresa com mais de 100 anos de história sendo a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país e líder na produção de embalagens de papel.
A empresa conta com 22 fábricas no Brasil e uma na Argentina. As 22 unidades estão distribuídas entre 10 Estados do Brasil, conforme mostra a imagem abaixo:
A empresa é a única do mercado brasileiro a oferecer soluções em celuloses de fibra curta, fibra longa e celulose fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Mas a Klabin também se preocupa com a sustentabilidade, criando soluções para um futuro renovável. As atividades florestais e industriais da empresa baseiam-se nesse conceito para preservar a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas nas regiões onde a empresa atua. Assim, desde 2014 a Klabin faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE) e, em 2020, também passou a ser a única empresa brasileira do mercado de papel e celulose a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), na carteira de Índice Mundial.
Segue abaixo alguns números da Klabin:
Abaixo segue um resumo de alguns dos produtos da Klabin:
A Klabin possui três tipos de ações: Ordinária (KLBN3), preferencial (KLBN4) e Unit (KLBN11), sendo a Unit um conjunto de uma açção KLBN3 e quatro ações KLBN4. Por isso, o valor da Unit é mais caro, pois o acionista está adquirindo mais ações.
Segue abaixo a estrutura acionária da Klabin para o total de ações e cada uma delas:
A estrutura acionária também pode ser vista em forma de tabelas, conforme abaixo:
Segue abaixo um resumo histórico da Klabin:
Criação da Klabin Irmãos e Cia. (KIC) pelos irmãos Maurício Klabin, Salomão Klabin e Hessel Klabin, e seu primo, Miguel Lafer.
Ano 1899
Entrada de mais Acionistas e criação da Companhia Fabricadora de Papel.
Ano 1909
Aquisição da Fazenda Monte Alegre (PR): Construção da primeira fábrica de papel e celulose integrada do Brasil.
Ano 1934
O Jornal do Comércio é feito com papel 100% nacional, produzido pela Klabin. Pela primeira vez, no setor de papel imprensa, uma parcela do mercado interno é atendida por uma indústria nacional.
Ano 1947
Expansão da Klabin pelo Brasil, com fábricas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Ano 1968 até 1974
Abertura de capital.
Ano 1979
Primeira empresa do setor de papel e celulose das Américas a ter suas florestas certificadas pelo FSC - Forest Stewardship Council FSC-C022516.
Ano 1998
Após a reestruturação ocorrida em 2003 com a venda de ativos, a Klabin foca sua operação no ramo de papéis para embalagens.
Ano 2004
Inaugurado o Projeto de Expansão MA-1100: Unidade Monte Alegre entre as dez maiores fábricas de papel do mundo. Neste mesmo ano, a Klabin se posiciona entre os seis maiores fabricantes globais de cartões de fibras virgens.
Ano 2008
Entra em operação a Unidade Puma I em Ortigueira (PR): Primeira no Brasil pronta para fornecer celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e fluff simultaneamente.
Ano 2016
Aprovação do projeto Puma II: Construção de duas máquinas de papel para embalagens, com produção de celulose integrada em Ortigueira (PR).
Ano 2019
Aquisição da operação de Papéis e Embalagens da International Paper do Brasil Ltda.
Ano 2020
Start-up da primeira fase do Projeto Puma II: Capacidade de 450 mil toneladas por ano de Eukaliner, primeiro papel kraftliner do mundo produzido a partir de 100% de fibras de eucalipto.
Ano 2021
Aprovação do Projeto Figueira: Construção de uma nova unidade de papelão ondulado em Piracicaba (SP).
Ano 2022
Start-up da segunda fase do projeto Puma II, adicionando 460 mil toneladas de papel cartão à produção. Também ocorre a assinatura do Projeto Caetê: Aquisição dos ativos florestais da Arauco no Brasil.
Ano 2023
Projeto Figueira: Start-up da unidade de Papelão Ondulado com capacidade produtiva de 240 mil ton/ano, em Piracicaba (SP). No Projeto Plateau ocorre a antecipação da monetização de terras do Projeto Caetê.
Ano 2024
A imagem abaixo mostra a quantidade de Florestas plantadas e os números de produção de celulose, papel e embalagens. Podemos notar a integração que existe na Klabin, que começa com as suas florestas, onde é extraída a Celulose, que é a base para a produção dos produtos da Klabin.
Segue abaixo o portfólio da Klabin:
A Klabin é líder no mercado doméstico em papéis e embalagens. Segue abaixo alguns dos produtos e os mercados em que as vendas são destinadas:
A Klabin é uma empresa com mais de 120 anos de história, sendo uma das grandes referências mundiais na área de papéis e embalagens. A empresa é referência em tecnologia e uma grande exportadora. Sabemos da importância de conhecer uma empresa, mas tão importante quanto conhecer uma empresa como a Klabin é saber também como está a saúde financeira da companhia e quais os melhores preços para adquirir a empresa. Nosso time de especialistas fez uma análise fundamentalista, utilizando modelos reconhecidos no mercado como indicadores P/L, DY, entre outros, e uma análise técnica para mostrar os melhores preços para adquirir a ação. Confira a análise abaixo:
Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
Décio Bazin conta neste livro diversas histórias da Bolsa e como ele conseguiu vencer no mercado acionário.
Aprenda neste livro a estratégia do maior investidor do mundo na atualidade.