ALOS3

Nome da Empresa ALLOS
CNPJ 05.878.397/0001-32
Ano de entrada na bolsa 2011
Quantidade de funcionários 130
Ano de fundação 2003

Descrição da Empresa

A Allos se estabeleceu como referência no mercado, sendo atualmente a maior plataforma de shopping centers do Brasil. A empresa conta com um portfólio de 55 shoppings e mais de 15.000 lojas presentes nas cinco regiões do Brasil. Do total, 45 são shoppings próprios e 10 são administrados de terceiros.

O negócio da companhia é simples, aluguel de lojas, complementado por estacionamento, mídia, serviços e receitas variáveis atreladas às vendas dos lojistas. O segmento mais rentável continua sendo o aluguel recorrente de espaços comerciais. A empresa opera com margens operacionais elevadas, reflexo de ativos maduros, baixa vacância e forte poder de barganha com lojistas-âncora. A empresa tem investido em monetização por metro quadrado, tanto com mídia quanto em publicidade dentro dos shoppings, aumentando mais sua receita.

Segue abaixo os Shoppings da Allos na região Norte:

Shoppings da Allos na região Norte.

Segue abaixo os Shoppings da Allos na região Nordeste:

Shoppings da Allos na região Nordeste.

Segue abaixo os Shoppings da Allos na região Centro-Oeste:

Shoppings da Allos na região Centro-Oeste.

Segue abaixo os Shoppings da Allos na região Sudeste:

Shoppings da Allos na região Sudeste.

Segue abaixo os Shoppings da Allos na região Sul:

Shoppings da Allos na região Sul.

Segue abaixo um histórico da companhia:

  • Tudo começou com a Aliansce, que inaugurou o primeiro shopping da região Nordeste e o segundo do Brasil em 1975: o Shopping da Bahia.

    Ano 1975

  • Neste ano surge a Aliansce Shopping Centers, fruto de uma parceria entre a Nacional Iguatemi e a norte-americana General Growth Properties (GGP).

    Ano 2004

  • Neste ano surge a brMalls a partir da compra pela GP Investimentos e a Equity Internacional da ECISA, EGEC e DACOM, empresas dedicadas ao desenvolvimento e investimento em shopping. Desde sua formação, foram 43 shoppings adquiridos, 30 vendas de participação e 11 greenfields inaugurados, resultando em um portfólio de 30 ativos presentes nas cinco regiões do país.

    Ano 2006

  • A fusão entre a Aliansce e a Sonae Sierra deu origem à Aliansce Sonae, tornando-se líder na administração de shoppings no Brasil, com 32 empreendimentos.

    Ano 2019

  • A nova marca, a Allos, surge pronta para o futuro, a partir da fusão entre a Aliansce Sonae e a brMalls. Com o encontro de duas potências nacionais do segmento tem-se a mais inovadora plataforma de entretenimento, lifestyle, serviços e compras.

    Ano 2023

A Allos também se preocupa com as questões ambientais, assumindo compromisso com o uso consciente de recursos naturais e a preservação do meio ambiente. A companhia busca uma maior eficiência no consumo de água e de energia, priorizando a redução, o uso de fontes renováveis, a gestão adequada de resíduos gerados, bem como a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, existe também uma preocupação com a comunidade em geral, através de projetos locais e campanhas de doação por todo o Brasil, para arrecadar materiais diversos em prol das populações vulneráveis. Alguns dos projetos destacam-se
- Leitura para Todos: a empresa incentiva a leitura infantil por meio do projeto Leitura para Todos, que prevê a distribuição gratuita de livros infantis nas comunidades do entorno dos shoppings, além de ações culturais e educativas de fomento à leitura. Em 2024 foram mais de 200.000 livros doados.
- Instituto Reação: desde 2016 a companhia mantém parceria com o Instituto Reação, que utiliza o judô como ferramenta de educação, inclusão e desenvolvimento social. O projeto atende mais de 2,3 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro (RJ) e em Cuiabá (MT).
- Hospital de Amor: A Allos é parceira do Hospital de Amor desde 2018, por meio do projeto Amparo ao Idoso, o maior programa em funcionamento no Brasil dentro do Estatuto do Idoso. A iniciativa garante atendimento especializado e gratuito a pacientes com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social, além de oferecer suporte a seus acompanhantes.
- Meninas Negras na Ciência: essa é uma iniciativa da Fiocruz que promove diversidade, equidade e inclusão no campo científico. O projeto capacita 25 estudantes negras do Ensino Médio da rede pública do Rio de Janeiro, moradoras de comunidades como Manguinhos, Maré, Jacarezinho e Complexo do Alemão. A programação inclui rodas de conversa, oficinas, visitas técnicas, cine-debates e palestras com pesquisadoras e profissionais de referência em ciência, cultura e educação.

Segue abaixo como está a estrutura acionária da empresa, sendo que mais de 60% das ações estão em livre circulação para acionistas em geral.

Estrutura Acionária.