Confira o novo destaque da biblioteca virtual. Um dos maiores clássicos sobre investimento no mercado financeiro, indispensável para qualquer investidor.
AGRO3
| Nome da Empresa | Brasilagro |
| CNPJ | 07.628.528/0001-59 |
| Ano de entrada na bolsa | 2006 |
| Quantidade de funcionários | 322 |
| Ano de fundação | 2005 |
A BrasilAgro é uma das principais empresas brasileira no agronegócio, sendo uma das maiores em quantidade de terras agricultáveis. A fundação da companhia foi em 2006, originada da experiência da empresa argentina Cresud (fundada em 1936), com o objetivo de aplicar no Brasil o modelo de negócio de comprar, desenvolver, valorizar e vender propriedades rurais.
Dessa forma, a companhia trabalha na aquisição de propriedades rurais que ela acredita ter significativo potencial de geração de valor por meio da manutenção do ativo e do desenvolvimento de atividades agropecuárias rentáveis. A partir do momento da aquisição dessas propriedades rurais, a empresa busca implementar culturas de maior valor agregado, transformando essas propriedades rurais com investimentos em infraestrutura e tecnologia. Após isso, de acordo com a estratégia da empresa, quando o valor das suas propriedades rurais entregam o retorno esperado, essas propriedades rurais são vendidas de forma a realizar ganhos de capital.
Desde o início das operações em 2006, ano também do IPO, a BrasilAgro já adquiriu 18 propriedades rurais, sendo que a companhia já realizou a venda de cinco fazendas. Assim, a companhia busca manter uma gestão ativa das suas operações, combinando retorno imobiliário e operacional, mas mitigando riscos climáticos e de culturas através da diversificação geográfica e produtiva de suas propriedades rurais.
Segue abaixo uma visão geral da atuação da BrasilAgro:
Segue abaixo o mapa dos Estados que a BrasilAgro possui terras:
A imagem abaixo mostra com mais detalhes as propriedades da BrasilAgro:
Abaixo temos um histórico da companhia desde o IPO em 2006:
A companhia também faz operações de hedge tanto nas culturas de soja, milho e algodão como também no câmbio. Isso é uma forma de mitigar possíveis impactos nas variações das cotações no mercado internacional.
A BrasilAgro também se destaca no uso de tecnologia, conforme abaixo:
-ArcGIS Pro: Funciona perfeitamente com ArcGIS Online para criar, visualizar e compartilhar dados 2D e 3D, executar análise e mais. Sistema de georreferenciamento, onde, para a área técnica é utilizado para análise de solo por lotes.
-Fieldview: Sistema de satélite para verificação dos campos e controle operacional. Plataforma que apoia o produtor por meio de serviços e soluções, baseadas em ciência de dados, para auxiliar no gerenciamento de operações com mais eficiência durante toda a safra, do plantio à colheita.
-Solubio: Sistema de Manejo OnFarm Integrado: Biotech, Laboratório, Biofábrica, Insumos, Controle de Qualidade, Eficiência Agrônoma e Educação. Produção de Bioinsumos em fazendas.
-Zeus Agrotech: Software destinado à coletar, processar e analisar dados agro climatológicos e hídricos, auxiliando os seus clientes na melhor tomada de decisão de suas atividades agrícolas.
-Way Carbon: Sistema web de inventário de gás de efeito estufa.
-Apollus: Softwares para gestão de segurança e saúde do trabalho.
A companhia também utiliza tecnologias que aumentam a eficiência e sustentabilidade, reduzindo custos e otimizando o uso de recursos. Entre eles estão o iCrop para gestão de irrigação com economia de 30% em água e energia, o Zeus para previsão climática, Sensix para utilização de drones e IA como forma de otimizar insumos e o Tarvos que realiza o monitoramento digital de pragas.
A BrasilAgro conta também com um Centro de Operações Agrícolas (COA), sendo a área responsável por monitorar, coordenar e otimizar as atividades agrícolas em tempo real, garantindo eficiência operacional, melhor uso de recursos e tomada de decisão baseada em dados. O CoA está localizado em Palmas, uma região estratégica pela proximidade com os polos produtivos e pela boa infraestrutura, o que garante eficiência e proximidade na gestão.
Entre as atividades do COA destacam-se:
- Centro de Operações Mecanizadas e telemetria: coordena e monitora o uso de máquinas agrícolas em tempo real, garantindo eficiência e redução de falhas;
- Data Lake: registro digital das atividades agrícolas, facilitando a rastreabilidade e a gestão técnica da lavoura;
- Gestão climática: monitoramento climático em tempo real para apoiar decisões operacionais seguras e estratégicas;
- Automação: aplicação de tecnologias automáticas nas operações agrícolas, aumentando a precisão e padronização;
A empresa também se preocupa com a Sustentabilidade nos seus negócios. Segue abaixo alguns destaques:
Abaixo temos os principais acionistas da companhia, sendo que mais de 40% está livre no mercado para investidores em geral:
A BrasilAgro se destaca também como uma excelente pagadora de dividendos, distribuindo de forma recorrente para os seus acionistas. Segue abaixo os últimos proventos distribuídos pela companhia:


