ABEV3

Nome da Empresa Ambev
CNPJ 07.526.557/0001-00
Ano de entrada na bolsa 2013
Quantidade de funcionários 29.607
Ano de fundação 2005

Descrição da Empresa

A história da Ambev começou em 1853, com o nascimento da Cervejaria Bohemia, a primeira do Brasil. Décadas depois, em 1999, duas marcas centenárias foram unidas, Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, nascendo então a Ambev. Desde então, formou-se uma das maiores empresas de bebidas do mundo com marcas como Spaten, Corona, Original, Budweiser, Beats, Brahma, Guaraná Antarctica e Stella Artois, reunindo um portfólio forte e em constante evolução, capaz de atender diferentes gostos e ocasiões.

A Ambev é uma das maiores empresas do Brasil, com domínio de grande parte do mercado de bebidas e principalmente de cerveja. Ambev também se destaca como o terceiro maior mercado de cervejas do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Capa da Ambev.

As operações da companhia já estão presentes em 18 países das américas: Antígua, Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Dominica, Guatemala (que também abastece El Salvador, Honduras e Nicarágua), Panamá, Paraguai, República Dominicana, Saint Vicent e Uruguai. Além disso, são 30 cervejarias, maltarias, refrigeranterias, fábrica de rótulos, rolha e vidro; 100 centros de distribuição e 6 centros de excelência.

Segue abaixo alguns números da Ambev:

Números da Ambev.

Segue abaixo um histórico da companhia:

  • Fundada em São Paulo em 1885, surge a Antarctica que seria uma das gigantes do setor.

    Ano 1885

  • Fundada no Rio de Janeiro em 1888, surge a Brahma que se tornaria outra gigante do setor de cervejas.

    Ano 1888

  • Empresários do Banco Garantia (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles, Carlos Alberto Sicupira) adquiriram a Brahma, iniciando sua estratégia de expansão no setor de bebidas.

    Ano 1990

  • Em 1º de julho de 1999, Brahma e Antarctica se uniram para formar a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), criando um gigante nacional para competir globalmente.

    Ano 1999

  • A Ambev expandiu-se agressivamente pela América Latina (América Central, Peru, Equador, República Dominicana) e adquiriu a Labatt no Canadá em 2004/2005, consolidando sua presença internacional. Desde outubro de 2000, a Ambev detém direitos exclusivos de distribuir e engarrafar os refrigerantes da Pepsi no Brasil e em janeiro de 2002, expandiu sua parceria com a PepsiCo para incluir a fabricação, venda e distribuição do Gatorade. O portfólio de bebidas não-alcoólicas inclui também as marcas H2OH!, no mercado de águas com sabor, e Lipton Ice Tea, no mercado de chás gelados, também vendidas sob licença da PepsiCo.

    Anos 2000

  • Em 2004, a Ambev se fundiu com a belga Interbrew para formar a InBev, que mais tarde se tornaria a AB InBev, a maior cervejaria do mundo, com os brasileiros mantendo forte controle.

    Ano 2004

A Ambev pertence ao grupo da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, a maior fabricante de cervejas do mundo, que hoje conta com mais de duzentas marcas de bebidas no seu portfólio.

Segue abaixo algumas cervejas que fazem parte do Portfólio da Ambev:

Cervejas que fazem parte do portfólio da Ambev.

Abaixo os drinks prontos e spritzer comercializados pela Ambev:

Drinks que fazem parte do portfólio da Ambev.

Abaixo os refrigerantes comercializados pela Ambev:

Refrigerantes que fazem parte do portfólio da Ambev.

Segue abaixo as marcas de água, chás e isotonicos comercializados pela Ambev:

Águas e Chás que fazem parte do portfólio da Ambev.

A Ambev segue liderando o mercado de cervejas no Brasil, com participação de aproximadamente 60% do mercado nacional, seguida por sua principal concorrente, a Heineken que possui 25%, e o Grupo Petrópolis com 11%. Além disso, temos as cervejas artesanais ganhando espaço, aumentando concorrência e a diversificação de produtos nas prateleiras dos mercados.
A companhia por muito tempo mantém liderança no mercado nacional, principalmente no segmento de cervejas mais baratas, porém agora investe no crescimento do mercado de produtos premium. A companhia tem apostado em novas categorias de produtos, como cervejas artesanais e bebidas sem álcool, para crescer acompanhando as mudanças no consumo.

A empresa também tem se preocupado com questões sustentáveis, sendo que desde 2015 a companhia investe no projeto de Embalagem Circular, uma iniciativa que tem o compromisso de eliminar a poluição plástica das embalagens no Brasil até 2025. O projeto conta com logística reversa para reduzir o custo do alumínio e o incentivo à reciclagem de garrafas de vidro de suas marcas. Além disso, a Ambev é pioneira na circularidade das garrafas PET de Guaraná Antarctica, que são totalmente produzidas com 100% de resina reciclada, proveniente de outras garrafas recicladas. Com a evolução dos processos de fabricação, hoje a garrafa de Guaraná Antarctica é produzida com 70% menos energia e 20% menos água em comparação com o aplicado com o uso de resina virgem.
Outro destaque é a parceria com a Avantium, líder em tecnologia química e renovável, que tem como intuito importar PEF (furanoato de polietileno), sendo uma alternativa 100% à base de plantas e 100% reciclável, ao plástico PET, para compor o portfólio de garrafas PET. O Labs 100+ também se destaca como um programa de aceleração focado em startups de sustentabilidade cujas atividades se relacionam com Economia Circular, Gestão de Água, Ação Climática e Reavaliação de Coprodutos. Por fim, também existe o projeto com a Volkswagen para uso de caminhões elétricos, sendo adotado por todos os operadores logísticos que trabalham com a empresa, que é cerca de 35% da frota. São veículos com autonomia para rodar até 200 quilômetros com energia 100% renovável.

A Ambev também tem investido em plataformas digitais, que estão acelerando o processo de transformação dos negócios da Ambev, com a ideia de criar um atendimento mais ágil para atender às novas demandas do consumidor. Segue as plataformas da companhia:
- Zé Delivery: criado em 2016 para conectar consumidores aos diversos produtos da companhia (bebidas e snacks), sem ter que sair de casa, aumentando a conveniência para o cliente. O serviço alcançou 2,8 milhões de usuários ativos mensais (MAU) em 2024, estando presente em 717 cidades brasileiras.
- Ta-Da: criada na Argentina para integrar três plataformas e-commerce, unindo a Craft Society, focada na exploração de sabores e experiências; Siempre en Casa, programa de assinatura de bebidas; e Appbar, entrega gratuita de refrigerante em 45 minutos. A solução digital facilita a experiência de compra e oferece soluções para diferentes necessidades.
- BEES: plataforma B2B que disponibiliza 24 horas por dia, 7 dias por semana, um atendimento mais próximo do varejista, trazendo maior conveniência com ofertas de mais de 500 itens que vão além de bebidas, tudo de forma ágil, acessível e com maior flexibilidade em termos de logística. Atualmente, a plataforma conta com mais de 1,3 milhões de usuários ativos mensais, que além do Brasil, está em outros 17 países.